• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil tem 5º maior PIB verde do mundo, segundo estudo divulgado pela ONU


Segunda-feira, 18 de junho de 2012 - 10h02

Um anúncio feito no domingo (17) pela Organização das Nações Unidas durante a Rio+20 mostra que o Brasil avança quando se trata dos impactos do desenvolvimento sustentável.


Uma nova forma de medir o desenvolvimento criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) coloca o Brasil em quinto lugar no ranking do Índice de Riqueza Inclusiva (IRI). O indicador incentiva a sustentabilidade dos governos e propõe complementar o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto).


Ocupando a mesma posição de Índia, Japão e Reino Unido, o Brasil perde apenas para China, Alemanha, França e Chile, mas fica à frente de potências como Estados Unidos e Canadá.


Para o subsecretário-geral e diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, a Rio+20 é uma oportunidade para o crescimento de uma economia verde inclusiva, e o novo índice pode estar revelando a tendência de desenvolvimento nessa nova economia:


O novo índice faz parte de uma gama de substitutos potenciais que líderes mundiais podem levar em conta como forma de dar mais precisão à avaliação da geração de riqueza.


O resultado, porém, não indica um cenário otimista - China, Estados Unidos, África do Sul e Brasil aparecem como tendo esgotado parte significativa de seu capital natural - a soma de um conjunto de recursos renováveis e não renováveis, como combustíveis fósseis, florestas e pesca.


O relatório observou as mudanças na riqueza inclusiva em 20 países, que juntos representam quase três quartos do PIB mundial, de 1990 a 2008. Durante o período avaliado, os recursos naturais per capita diminuíram em 33% na África do Sul, 25% no Brasil, 20% nos Estados Unidos e 17% na China.

Fonte: Zero Hora. Pela Redação. 17 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja