• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ikea e outras multinacionais cancelam contratos com JBS


Sexta-feira, 8 de junho de 2012 - 10h01

Pelo menos seis multinacionais europeias cancelaram ou vão cancelar os contratos com o JBS, segundo relatório divulgado pelo Greenpeace. Isso porque, a companhia brasileira não estaria cumprindo com suas obrigações socioambientais, como, por exemplo, garantir que seus produtos venham de áreas livres de desmatamento.


Há três anos, o frigorífico brasileiro assinou um termo de ajuste de conduta com o governo, se comprometendo a não provocar novos desmatamentos na Amazônia para sua cadeia de produção. De acordo com a ONG, no entanto, o JBS não teria dado provas de que está cumprindo o prometido.


Ainda segundo a ONG, as companhias Clarks, Ikea, Princess, Sainsbury s, Asda e Sligro Food Group já teriam comunicado o JBS do cancelamento dos contratos e só voltarão a fechar negócio com a empresa brasileira depois que ela honrar o compromisso de forma transparente.


"Estamos aguardando as novas diretrizes do JBS para atingir a meta do desmatamento zero. Até que isso aconteça, nós suspendemos a negociação de novos contratos", afirmou a Princess, em comunicado reproduzido pelo Greenpeace.


O JBS é o maior frigorífico em operação na região da Amazônia, com 30 unidades de abate. Segundo o Greenpeace, a empresa continua "massacrando" a Amazônia, mantendo parceria com fazendas irregulares, que fornecem seus gados aos matadouros do JBS.


"O mercado hoje não aceita relações com qualquer crime socioambiental. Já passou da hora de o maior frigorífico do mundo limpar sua lista de fornecedores para garantir que seus consumidores não participem da destruição da Amazônia", afirmou André Muggiati, coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, em comunicado.


Procurado pela reportagem de EXAME.com, o JBS afirmou que ainda não teve conhecimento do relatório completo, mas assim que tiver, ele será devidamente analisado e os pontos de divergência serão esclarecidos.


"Esperamos que o Greenpeace venha reconhecer que somos uma empresa que se encontra em estágio mais avançado na área de sustentabilidade dentro do setor frigorífico do país, e estamos dispostos a liderar os esforços da indústria nessa área", disse o JBS, em nota.


Fonte: Exame. Por Daniela Barbosa. 6 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja