• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Colheita da safrinha começa três semanas antes do previsto


Quinta-feira, 31 de maio de 2012 - 09h52

A colheita do milho segunda safra começou no Mato Grosso, antecipando o processo em três semanas. Esta colheita ainda não é considerada expressiva, mas já abre os trabalhos do milho segunda safra no estado.


De acordo com o Boletim Semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a primeira semana de retomada da movimentação em campo fechou com cerca de 0,2% da área plantada colhida, percentual que não tem referência com o observado nos anos anteriores pelo ineditismo. O maior volume de colheita está programado para início na segunda semana de junho, quando aproximadamente 10% da área estarão colhidos.


"Mais uma vez esta safra 2011/12 segue a tendência de apresentação de dados nunca ocorridos, modificando pontualmente o cenário da segunda safra. O primeiro fato inédito é a colheita já em maio, algo que nunca havia ocorrido em Mato Grosso", revela o Boletim.


Em um comparativo com a safra passada, 2010/11, o adiantamento é de três semanas, já que na segunda semana de junho de 2011 é que a retirada do produto iniciou. O município que puxou a colheita nesta safra foi Sapezal (470 quilômetros ao noroeste de Cuiabá), mas, como frisa o Imea, os trabalhos estão prematuros e, na maior parte dos municípios que estão com as máquinas no campo, o trabalho está focado nos preparativos e calibragem das colhedoras. A safra 2011/2012 já começou grande e cheia de títulos antes mesmo de o produtor concluir o plantio da soja, cultura que antecede ao milho.


Ainda em setembro, quase seis meses antes do plantio de milho, a cultura quebrou seu primeiro recorde: estava com mais 41% da produção a ser cultivada comercializada de forma antecipada, volume jamais visto. Em seguida, na medida em que o tempo favoreceu o cultivo da soja - ou seja, permitiu plantio e colheita a tempo de plantar uma segunda cultura, a segunda safra -, os produtores foram se animando e cravaram a maior área cultivada de todos os tempos. Com clima favorável e quase 100% da lavoura semeado até o final de fevereiro - período chamado de janela ideal -, mais um recorde se anunciou: superprodução. A produção de 12 milhões de toneladas será resultado do bom regime de chuvas, da tecnologia aplicada pelo produtor (sementes e fertilizantes de melhor qualidade) e pelo incremento de área em 43%.


Como destaca o Imea, diante da ocorrência de "tanta chuva neste período próximo do mês de junho", não há outra expectativa a não ser a de prosperidade do milho, algodão e outras culturas plantadas após a soja. O termo segunda safra indica que as culturas posteriores à principal são semeadas na medida em que a primeira - que em Mato Grosso é a soja - é colhida.


Fonte: CNA. Pela Redação. 30 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja