• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Começa colheita em MT


Terça-feira, 29 de maio de 2012 - 10h00

A colheita do milho segunda safra, em Mato Grosso, está iniciada e, mais uma vez, produtores da região oeste do estado deram o pontapé inicial, a exemplo do que vem se repetindo a cada safra de soja quando saem na frente e ofertam as primeiras toneladas da nova safra nacional. As colheitadeiras foram acionadas na metade da semana passada e imprimem mais um recorde à galeria de títulos inéditos do cereal, ao inaugurar um novo calendário de colheita, antecipando em três semanas a movimentação que costumeiramente se observava a partir de junho.


Esta colheita ainda não é considerada expressiva, mas já abre os trabalhos do milho segunda safra no estado. De acordo com o Boletim Semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a primeira semana de retomada da movimentação em campo fechou com cerca de 0,2% da área plantada colhida, percentual que não tem referência com o observado nos anos anteriores pelo ineditismo. O maior volume de colheita está programado para início na segunda semana de junho, quando aproximadamente 10% da área estará colhido.


"Mais uma vez esta safra 2011/12 segue a tendência de apresentação de dados nunca ocorridos modificando pontualmente, o cenário da segunda safra. O primeiro fato inédito é a colheita já em maio, algo que nunca havia ocorrido em Mato Grosso", revela o Boletim.


Em um comparativo com a safra passada, 2010/11, o adiantamento é de três semanas, já que na segunda semana de junho de 2011 é que a retirada do produto iniciou. O município que puxou a colheita nesta safra foi Sapezal (470 quilômetros ao noroeste de Cuiabá), mas, como frisa o IMEA, os trabalhos estão prematuros e, na maior parte dos municípios que estão com as máquinas no campo, o trabalho está focado nos preparativos e calibragem das colhedoras.


A safra 2011/12 já começou grande e cheia de títulos antes mesmos de o produtor concluir o plantio da soja, cultura que antecede ao milho. Ainda em setembro, quase seis meses antes do plantio de milho, a cultura quebrou seu primeiro recorde: estava com mais 41% da produção a ser cultivada comercializada de forma antecipada, volume jamais visto. Em seguida, na medida em que o tempo favoreceu o cultivo da soja - ou seja, permitiu plantio e colheita a tempo de plantar uma segunda cultura, a segunda safra -, os produtores foram se animando e cravaram a maior área cultiva de todos os tempos.


Com clima favorável e quase 100% da lavoura semeado até o final de fevereiro - período chamado de janela ideal -, mais um recorde se anunciou: superprodução. A produção de 12 milhões de t será resultado do bom regime de chuvas, da tecnologia aplicada pelo produtor (sementes e fertilizantes de melhor qualidade) e pelo incremento de área em 43%.


Como destaca o IMEA, diante da ocorrência de "tanta chuva neste período próximo do mês de junho", não há outra expectativa a não ser a de prosperidade aos campos de milho, algodão e outras culturas plantadas após a soja. O termo segunda safra indica que as culturas posteriores à principal são semeadas na medida em que a primeira - que em Mato Grosso é a soja - é colhida. Particularmente no estado, a colheita da soja e o plantio de milho ou algodão segunda safra são simultâneos. A colheitadeira extrai os grãos da soja e atrás vêm as plantadeiras.


Na temporada atual, 2011/12, estão cultivados 2,50 milhões de hectares e a estimativa é de uma produção de 12 milhões de toneladas, volume que, se confirmado, será quase 72% superior à produção do ano passado em 6,99 t.


Fonte: Diário de Cuiabá. Por Marianna Peres. 28 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja