• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo anuncia leilão para transporte de 500 mil toneladas de milho


Quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 09h24

O governo publicou dia 21/5 no Diário Oficial da União a portaria que permite o início do leilão de estoques públicos de milho. Inicialmente anunciado como uma subvenção ao transporte de 200 mil toneladas da commodity, o leilão foi ampliado para 500 mil toneladas, com limite de até mil toneladas ao mês por adquirente.


A medida tem o objetivo de manter abastecido o mercado, especialmente nos estados do Sul e Nordeste, afetados pela estiagem, e no Norte pelas cheias, segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha. A operacionalização será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Produtores de aves, suínos e bovinos, suas cooperativas e a indústria de ração poderão adquirir o milho por meio do pagamento do chamado Valor de Escoamento de Produto (VEP). O VEP é um "leilão inverso", no qual ganha quem aceita a menor subvenção do governo para fazer o transporte do produto.


Os estoques de milho serão deslocados do Oeste da Bahia e da região Centro-Oeste, principalmente de Mato Grosso, onde a saca de milho está cotada a R$22, em média, para o Nordeste e Sul, onde os produtores podem pagar até R$48 pelo mesmo produto.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernanda Pressinott. 22 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja