• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Soja puxa inflação do IGP-M


Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 09h34

Na segunda prévia de maio, a inflação pelo IGP-M voltou a ser puxada pelos preços da soja. O chamado complexo soja, que inclui a soja em grão, o farejo de soja, o óleo em bruto e o óleo refinado, teve uma contribuição de 0,68 ponto porcentual, o equivalente a 55% da variação de 1,24% registrada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) no período.


A segunda prévia do IGP-M de maio ficou em 1,00%, em linha com os últimos resultados do IGP-DI (1,02% em abril) e IGP-10 (1,01% em maio), lembrou Salomão Quadros, coordenador de análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Essa alta na prévia do IGP-M foi exclusivamente do IPA. Os demais, IPC e INCC, não influenciaram", apontou Quadros.


A soja em grão subiu 9,45% na segunda prévia de maio, após já ter aumentado 9,90% na segunda prévia de abril. No farelo de soja, a alta foi ainda maior, de 13,85% na segunda prévia de maio, após um aumento de 9,07% na mesma leitura de abril. O óleo de soja em bruto passou de uma variação de 10,94% na segunda prévia de abril para 4,89% na segunda prévia de maio. O óleo de soja refinado saiu de uma alta de 6,30% para 5,85% no mesmo período.


"A soja ainda está sendo um fator preponderante para a inflação, mas gradativamente vem perdendo participação relativa. O grão está chegando ao limite, mas a desaceleração ainda vai chegar aos derivados. A tendência é de que o aumento de preços comece a ceder", disse Quadros.


A contribuição do complexo soja aumentou de 0,62 ponto porcentual no IPA-M da segunda prévia de abril para 0,68 ponto porcentual no IPA-M da segunda prévia de maio. Entretanto, a fatia do complexo na taxa do IPA saiu de 80% para 55% no período. 


"O complexo soja ainda está forte, mas dá sinais de que está perdendo força", explicou o coordenador. "A soja perdeu importância porque outros itens começaram a subir também".


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 21 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja