• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estiagem na Bahia é considerada a pior dos últimos 30 anos


Quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 09h42

Mais de 230 municípios baianos estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas no estado, no que é considerada a pior seca dos últimos 30 anos. Mais de 50% da população foi afetada.


Segundo a União dos Municípios da Bahia, a seca que atinge o semiárido nordestino deve prejudicar a produção de milho e feijão, além de inviabilizar a de mel e leite.


Desde segunda-feira (14/5), os agricultores familiares prejudicados pela seca podem sacar o crédito emergencial nas agências do Banco do Nordeste. Os recursos poderão ser usados como capital de giro, investimento e custeio.


A estiagem prejudica outros estados nordestinos. No Piauí, a falta de chuvas afeta principalmente o plantio de milho e de feijão, duas culturas cujas perdas ultrapassam 80%. No estado, 112 municípios decretaram situação de emergência. Em alguns municípios, não chove há sete meses.


Alagoas também sofre com a seca. São 28 municípios em situação de emergência. O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou R$2 milhões para ações de combate aos efeitos da estiagem nesses municípios. A aplicação dos recursos será definida pelo Comitê Integrado de Combate à Seca.


A previsão do tempo para essa terça-feira (15/5) na Região Nordeste foi de chuvas isoladas na Bahia, litoral do Sergipe, norte do Maranhão e interior do Piauí. Em Alagoas, Sergipe, leste de Pernambuco e da Paraíba, Rio Grande do Norte e nordeste do Ceará, sol e poucas nuvens.


Fonte: Exame. Pela Redação. 15 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja