• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Senado discutirá a concentração dos frigoríficos no Centro-Oeste


Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 09h36

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado convocará uma audiência pública conjunta com a Comissão de Agricultura para discutir a concentração de frigoríficos no abate e comercialização de bovinos na região Centro-Oeste.


O presidente da CAE, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), atenderá a um pedido feito pelo presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco Maia.


O senador afirmou, em nota, que deve apresentar o requerimento que convoca a audiência pública conjunta ainda nesta semana e que, para debater o tema, convidará donos dos frigoríficos, dirigentes de entidades que representam produtores nos estados do Centro-Oeste, técnicos dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura, além de representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


Em reunião com Delcídio, o presidente da Acrissul justificou a importância da audiência dizendo que "os produtores estão muito preocupados com a possibilidade de estar se criando no Brasil um monopólio no ramo dos frigoríficos". Dois grupos, segundo ele, concentram 70% do mercado sul-mato-grossense. Situação semelhante pode ser vista em Mato Grosso, Goiás e outros Estados. "Isso é muito perigoso para o país como um todo, porque na medida em que esses grandes grupos operam praticamente sozinhos eles começam a ditar o preço da carne, prejudicando tanto o produtor quanto o consumidor final, nos açougues e supermercados", disse o presidente da Acrissul ao senador.


De acordo com Francisco Maia, frigoríficos de pequeno e médio porte que operavam em diferentes regiões do estado foram comprados por grandes grupos e foram fechados. "Isso está levando milhares de trabalhadores ao desemprego", disse.


Fonte: Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 7 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja