• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Subprodutos da carne bovina aquece mercado em MS


Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 09h53

Em um frigorífico de Campo Grande, duas mil cabeças de gado são abatidas por dia. Os miúdos representam 30% da produção total, são mais de 22 mil toneladas por mês.


Bucho, coração, rim, tendões, pâncreas e testículos estão entre os comestíveis mais procurados. Na culinária exótica entram ainda a artéria aorta e o vergalho bovino. O pâncreas também é usado na fabricação de insulina para diabéticos.


Metade da produção de miúdos é exportada. No mercado interno existe ainda a procura pelo cupim, fígado e mocotó.


Os miúdos representam de 10 a 15% do faturamento da empresa e o mercado ainda tem espaço para os subprodutos.


A bílis e o cálculo biliar são retirados de um líquido que fica na vesícula do animal. As tripas também têm grande aceitação na Europa, Rússia e na África, prova disso, é que 90% do total é exportado.


Antes de serem comercializadas, as tripas passam por um rigoroso processo de limpeza. É preciso eliminar qualquer material contaminante já que a tripa vai ser utilizada pela indústria de alimentos, principalmente no revestimento de embutidos, como salsicha e mortadela. Até o que sobra tem utilidade, vira farinha de carne e ossos, ração para peixes, frangos e porcos.


"Hoje não se deixa de aproveitar nada. O mercado é competitivo e temos que aproveitar todo o animal", explica Marco Batiston, coordenador do abate.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 4 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja