• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores que replantaram soja fora de época se preparam para colheita escassa no RS


Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 09h40

Agricultores que desafiaram o clima e cultivaram soja fora do período recomendado se preparam agora para colher o grão. Mas a tática do tudo ou nada não rendeu o esperado. O índice de produtividade é tão pequeno que não cobre, sequer, os custos de produção. Ricardo Brum, de Cruz Alta, no noroeste do estado, foi um deles.


A falta de chuva que iniciou já no mês de novembro, período recomendado para o plantio, impediu o cultivo de 60 dos 300 hectares destinados à oleaginosa. Com a semente estocada nos galpões, o agricultor aproveitou uma chuva no final de janeiro para plantar.


O resultado não foi satisfatório. Durante a fase mais delicada da planta - que neste caso ocorreu entre março e abril, ao invés de acontecer em fevereiro - a chuva também veio em pequena quantidade.


- Em março choveu 28 mm, quando o necessário pra planta se desenvolver bem era 120 mm - conta o agricultor, que também é engenheiro agrônomo.


A colheita deve se iniciar nos próximos dias e terá pífios índices de produtividade. Os pés de soja estão com cerca de 20 cm de altura, quando o normal é ter cerca de 1,20m na época da colheita. Com o desenvolvimento prejudicado, Brum estima colher, no máximo, 10 sacos por hectare.


- Não paga nem o custo de produção. Para isso seria preciso colher 25 sacos por hectare - lamenta o produtor.


De acordo com a Emater/RS, o índice de agricultores que arriscaram o cultivo tardio foi reduzido. Tanto, que a entidade não possui uma estatística oficial que aponte o tamanho da área.


- Para quem apostou, o resultado é este verificado agora. As plantas já estão no final do ciclo e as lavouras do Estado se encaminham para a fase de colheita - afirma Dulphe Pinheiro Machado, gerente técnico estadual da Emater/RS.


Fonte: Zero Hora. Por Roberto Witter. 7 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja