Safra foi marcada por perdas e a preocupação segue na colheita. Estiagem reflete na baixa produtividade das lavouras de soja.
Elsivir Welter, agricultor há 43 anos, faz em Ijuí, noroeste do Rio Grande do Sul, uma das colheitas mais difíceis. Ele teve perdas que ultrapassam 50%.
Nos 100 hectares que arrenda, Elsivir não vai conseguir tirar nem 20 sacas por hectare e o que tirar, não paga os custos do trabalho.
Na hora de colher, o agricultor conta que a máquina carrega muita terra. A planta muito baixa é um dos reflexos da estiagem e sinônimo de mais problemas.
Um levantamento feito pela Emater em 47 municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul estima uma produtividade média de 20 a 22 sacas por hectare, valor bem abaixo do previsto no início da safra, que era de até 50 sacas por hectare.
Alguns produtores vão conseguir chegar próximo desse valor e mesmo com os prejuízos da estiagem vão colher atá 40 sacas por hectare, mas em algumas áreas, a produção é tão pequena, que os agricultores estão em dúvida se vale ou não a pena colocar a máquina na lavoura.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 25 de abril de 2012.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>Receba nossos relatórios diários e gratuitos