• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CVP reúne em SP cúpula do Mercosul para discutir sanidade animal


Quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 09h47

O Brasil, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa da reunião do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), na Estação Quarentenária do Mapa na Ilha de Cananéia (EQC), em São Paulo entre os dias 19 e 20 de abril. A entidade é formada pelos cinco países do bloco: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e pela Bolívia e tem como objetivo fortalecer a sanidade animal da região. O CVP é presidido pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Guilherme Marques, e contará nessa reunião com a presença do Secretario Executivo do Mapa, José Carlos Vaz. Além de dar as boas vindas a todos os integrantes do CVP, Vaz visitará as instalações da EQC e terá encontro com autoridades locais.


Durante a reunião, serão discutidos os desafios referentes às questões sanitárias da região como o da Peste Suína Clássica e a Febre Aftosa. A importância do fortalecimento dos serviços veterinários de todos os países também estará presente na pauta do grupo. O tema foi tratado na reunião da Comissão Agropecuária do Sul (CAS), formada por todos os ministros de estado dos países citados, que se reuniu recentemente nos dias 16 e 17 de abril, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Representantes do Paraguai relataram os procedimentos que vem adotando para reestabelecer o status sanitário e fortalecer as ações para que novos focos de aftosa não voltem a ocorrer.


O Brasil tem metas ousadas e pretende reconhecer todo o território nacional como livre de febre aftosa com vacinação até o ano de 2013. Para o ministério é possível cumprir os desafios internos e ainda auxiliar os demais países do bloco, desde que os assuntos sanitários sejam enfrentados de forma regional.


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 18 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja