• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Começa vacinação contra aftosa em fronteiras com Paraguai e Bolívia


Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 09h52

José Luiz dos Reis já pode comprar a vacina contra a febre aftosa. O pecuarista que tem fazenda na região de Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, aproveitou o início do período de vacinação na fronteira para adquirir as doses. O produtor quer imunizar o rebanho de 2.300 cabeças o quanto antes.


O calendário oficial de vacinação em Mato Grosso do Sul começa no mês de maio, mas por causa dos focos de febre aftosa confirmados no Paraguai nos últimos meses, o governo brasileiro decidiu antecipar a vacinação nas regiões de risco.


De acordo com a Agência Sanitária Animal e Vegetal, a IAGRO, a vacinação vale para os municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia. São aproximadamente 7.300 propriedades e cerca de 800 mil cabeças de gado.


A IAGRO só vai doar a vacina para assentamentos, aldeias indígenas e periferias da cidade. Ao todo, 150 mil doses serão aplicadas pelos técnicos da agência, a chamada agulha oficial. Nas demais situações, a vacina deverá ser comprada pelo produtor.


O calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa também teve mudanças em alguns estados do Norte e Nordeste. A alteração vale para Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.


Nestes estados, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa será realizada no mês de junho, um mês depois do calendário oficial. O adiamento foi determinado para que técnicos do Ministério da Agricultura possam coletar amostras de secreção dos animais e fazer análises clínicas nas propriedades destas regiões.


O trabalho faz parte do processo de reconhecimento de mudança de status sanitário: os seis estados querem passar de risco médio para livre de aftosa com vacinação. O resultado só deve ficar pronto no fim de outubro.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 6 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja