• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estoques de grãos da UE devem atingir mínima de 4 anos em 11/12


Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 09h49

Os estoques de grãos na União Europeia devem atingir mínima de quatro anos ao final do ano comercial 2011/12, com a perspectiva de uma menor safra ameaçando mais quedas na próxima temporada, disseram traders e analistas.


Estoques de alimentos estão no foco global, com o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) apontando estimativas abaixo do esperado sobre estoques de grãos nos EUA e reduções nos plantios de soja e trigo.


Os preços estão subindo como consequência, como mostra o índice de alimentos das Nações Unidas, colocando a inflação dos alimentos de volta à agenda econômica.


Os estoques de grãos da União Europeia caíram fortemente durante a temporada 2010/11, quando a proibição de exportações da Rússia forneceu novas oportunidades de exportação, e devem cair ainda mais, ainda que a queda seja mais modesta, nesta temporada.


"Tem havido negociações da França com o Norte da África e isso criou um limite sobre qualquer reposição de estoques que poderia ser vista na Europa", disse o analista David Eudall, da Autoridade de Cereais Produzidos em Casa, da Grã-Bretanha.


Os estoques de grãos dos 27 países da UE devem cair para 28,2 milhões de toneladas ao final da temporada 2011/12, levemente abaixo ante as 31,7 milhões de toneladas no ano anterior, disse o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) em relatório divulgado mais cedo na semana.


Este total é bem inferior as 47 milhões de toneladas do final da temporada 2009/10, de acordo com dados do IGC.


Fonte: Reuters. Por Nigel Hunt. 5 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja