• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção de suínos e aves cai em fevereiro


Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 09h46

Os custos de produção de suínos e aves diminuíram em fevereiro ante janeiro, influenciados pela baixa na cotação do milho, principal insumo usado na alimentação dos animais. 


De acordo com o Índice de Custo de Produção (ICP)/Suíno da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, o recuo foi de 0,22%, passando de 143,69 pontos em janeiro para 143,37 pontos em fevereiro.

Já o ICP Frango/Embrapa diminuiu 0,91%, de 137,46 pontos para 136,20 pontos na mesma base de comparação. No acumulado do ano, os indicadores acumulam alta de 2,32% e de 5,40%, respectivamente.

"Pode-se considerar que estes resultados refletem o desempenho da colheita de grãos no mercado interno agrícola e, apesar dos altos preços dos insumos no início do ano, a tendência para os próximos meses é de uma tímida desaceleração no preço do milho", afirmou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Jonas Irineu dos Santos Filho, em nota.

Também no ICP Suíno, a Embrapa detectou uma oscilação negativa no grupo de insumos "manutenção, financeiro e Funrural", por conta das baixas nos preços de mercado dos suínos vivos e prontos para o abate, nos quais há a incidência de uma taxa de 2,3% de Funrural.

"Mais uma vez, a ração representou o maior valor do índice: 77,04%. Os restantes 22,96% se dividiram entre os demais grupos de insumos", explicou a Embrapa.

No ICP Frango, parte da queda foi afetada pelos custos de nutrição e pintos de um dia. Mas a ração teve o maior impacto, dado ao recuo de 2,54% nos preços do milho em grão e de 4,89% no farelo de soja. Ao mesmo tempo, verificou-se uma valorização de 0,5 ponto porcentual no insumo "pintos de um dia".


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 5 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja