• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estiagem fora de época prejudica produção de laranja em SP


Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 09h40

Setenta mil pés de laranja ocupam os 220 hectares da fazenda Arizona, em São Carlos, no centro do estado. As árvores estão perdendo as folhas, os galhos começam a secar. Os frutos não se desenvolveram como deveriam.


A explicação do cenário é a falta de chuva. A estiagem inesperada atingiu principalmente as variedades precoces, que deveriam ser colhidas no início de junho.


Há muito tempo o agricultor não enfrentava os efeitos da seca nesta época do ano.


Na estação meteorológica da Embrapa, o agrometeorologista José Ricardo Pezzopane explica que já são 50 dias sem chuva. Em fevereiro e março choveu 54 milímetros, enquanto no ano passado, nesta mesma época, choveu quase 10 vezes mais.


As perspectivas para o próximo trimestre não são positivas, por isso, o agricultor Fábio Fadel começou a irrigar as árvores menores. São 30 mil litros de água por dia.


Para árvores adultas, o sistema de irrigação está sendo montado. O produtor vai antecipar a colheita da variedade precoce, mas sabe que terá perdas. "A gente está tentando salvar os pés menores e nos maiores vamos fazer irrigação para salvar as frutas".


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 6 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja