Produtores de laranja de SP estão preocupados com a seca. Em algumas regiões, não chove há mais de 50 dias.
Setenta mil pés de laranja ocupam os 220 hectares da fazenda Arizona, em São Carlos, no centro do estado. As árvores estão perdendo as folhas, os galhos começam a secar. Os frutos não se desenvolveram como deveriam.
A explicação do cenário é a falta de chuva. A estiagem inesperada atingiu principalmente as variedades precoces, que deveriam ser colhidas no início de junho.
Há muito tempo o agricultor não enfrentava os efeitos da seca nesta época do ano.
Na estação meteorológica da Embrapa, o agrometeorologista José Ricardo Pezzopane explica que já são 50 dias sem chuva. Em fevereiro e março choveu 54 milímetros, enquanto no ano passado, nesta mesma época, choveu quase 10 vezes mais.
As perspectivas para o próximo trimestre não são positivas, por isso, o agricultor Fábio Fadel começou a irrigar as árvores menores. São 30 mil litros de água por dia.
Para árvores adultas, o sistema de irrigação está sendo montado. O produtor vai antecipar a colheita da variedade precoce, mas sabe que terá perdas. "A gente está tentando salvar os pés menores e nos maiores vamos fazer irrigação para salvar as frutas".
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 6 de abril de 2012.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>Receba nossos relatórios diários e gratuitos