• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Marfrig anuncia cartilha para reduzir custos operacionais


Segunda-feira, 17 de outubro de 2011 - 09h11

O Marfrig divulgou, na noite de quinta-feira (13/10), detalhes de seu plano de reestruturação, que envolve a unificação de serviços administrativos e a integração das divisões de bovinos no exterior. Dentre as medidas, a empresa pretende unificar o backoffice de todas as suas operações, em um plano desenvolvido com a consultoria Accenture. Para isso, a empresa criou um departamento batizado de Marfrig Serviços Compartilhados (MSC), que será baseado em Itajaí (SC) e vai reunir serviços administrativos, como contabilidade, tesouraria, recursos humanos, entre outros. Na primeira fase da integração, que terá início em 17 de outubro, essa divisão fará os serviços administrativos da Seara. Mas a empresa pretende, em uma segunda fase, expandir o serviço para toda a divisão de bovinos do Brasil e, até 2012, a meta é que a MSC englobe os serviços também nos Estados Unidos e Europa, onde a empresa atua por meio da Keystone Foods. Na mesma linha, a empresa vai unificar a sede da Seara. Comprada em 2010 da Cargill, hoje a empresa tem a sede dividida entre São Paulo e Itajaí. Após a reestruturação, a diretoria da empresa, terá unicamente um escritório em São Paulo. "Esta medida visa agilizar a tomada de decisão e de desenvolvimento estratégico, além de promover o trabalho em equipe e reduzir o tempo e os gastos com deslocamentos", diz comunicado da empresa. O Marfrig também unificará as operações de bovinos na Argentina e no Uruguai. As duas divisões, hoje separadas, passam a se reportar à diretoria de operações globais de bovinos. De acordo com a empresa, a medida visa diminuir o número de reports diretos ao presidente do grupo, Marcos Molina. Por fim, a empresa vai inaugurar em novembro um novo centro de distribuição em Cajamar (SP), na rodovia Anhanguera, próximo ao Rodoanel. O novo centro terá capacidade inicial de estocagem de 11.000 posições, atenderá os mercados da grande São Paulo e interior do estado num raio de até 300 km. A empresa anunciou nas últimas semanas uma série de medidas para reduzir custos, como resposta à forte queda de suas ações, que viram perdas de mais de 50% no ano. Dentre as medidas, a companhia unificou suas operações de Food Service no Brasil, criando a Keystone Foods América Latina. No segundo trimestre, o índice de alavancagem do Marfrig alcançou 3,9 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês). No mesmo período do ano anterior, esse indicador era de 3,6 vezes o Ebitda. Fonte: Brasil Econômico. Pela Redação. 14 de outubro de 2011.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja