• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tetra Pak lança garrafa cartonada para leite


Quarta-feira, 18 de maio de 2011 - 09h04

A alta nas vendas de leites especiais e a penetração das garrafas plásticas nesse mercado levaram a Tetra Pak a lançar na segunda-feira (16/5) a primeira garrafa cartonada longa vida do mundo. Chamada de Tetra Evero Aseptic, a nova embalagem é considerada dentro da companhia como sua maior inovação no mercado de leite longa vida desde a inserção de tampas abre-e-fecha nas tradicionais caixinhas Tetra Pak. Lançada oficialmente na matriz da companhia em Lund, na Suécia, a Tetra Evero chegou ao mercado espanhol há três semanas. Até o fim de 2011, apenas oito clientes da Europa Ocidental terão acesso às máquinas. "A partir de 2012 faremos o lançamento comercial, com expansão para a América do Sul e o Leste Europeu", diz o vice-presidente de marketing e gestão de produtos da Tetra Pak, Charles Brand. Além da proximidade com os centros que já conhecem a tecnologia, a escolha por começar na Europa decorre do fato de a Tetra Evero ter como grande atributo a concorrência direta com as garrafas plásticas para leite. Pouco comuns no mercado de leite do Brasil, as garrafas plásticas são fortes concorrentes das embalagens cartonadas da Tetra Pak em países como França e Alemanha. "Sentíamos uma lacuna no nosso portfólio para competir com as garrafas plásticas, mas é natural que a Tetra Evero também compita com nossas outras embalagens cartonadas", prevê Brand. Essa canibalização não é mal vista na empresa, e é o que deve ocorrer no mercado brasileiro. "A Tetra Evero é o sistema mais caro que oferecemos hoje, mas vemos um grande mercado no Brasil pelo fato de os consumidores estarem prontos para pagar alguns centavos a mais por uma embalagem premium", diz o vice-presidente executivo de desenvolvimento e engenharia da Tetra Pak, Michael Grosse. O potencial que a companhia enxerga no produto para o mercado brasileiro está no crescimento dos leites de alto valor, com características funcionais, e que podem ganhar mercado e visibilidade ao se diferenciar das demais embalagens. Mais alta que todas as caixinhas Tetra Pak, a Evero possui o topo e a tampa em plástico, o que a torna similar a uma garrafa plástica. Mas todo o restante do seu corpo é cartonado, o que reduz o custo de produção. "Nosso foco inicial foi a garrafa de 1 litro de leite e, onde existir esse mercado, estaremos lá com a Evero", garante Brand. Fonte: Brasil Econômico. Por Luiz Silveira. 17 de maio de 2011.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja