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Scot Consultoria

Ministério promove agronegócio no Japão


Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 09h40

Participação na Foodex, principal feira de alimentos e bebidas da Ásia, é a primeira missão comercial ao exterior deste ano. Objetivo é estimular as exportações de produtos brasileiros para aquela região. O Ministério da Agricultura vai promover o agronegócio brasileiro em países da Ásia, África, Europa, Estados Unidos e América do Sul. Considerados mercados com alto potencial de importação de produtos agrícolas, essas regiões são prioridade nas atividades comerciais em 2011. Como parte dessas ações, o Ministério realiza a primeira missão deste ano, com a participação na Feira de alimentos Foodex, que começou nesta terça-feira, primeiro de março, e segue até a próxima sexta-feira, na província de Chiba, no Japão. O estande do Brasil é coordenado pelos ministérios da Agricultura e Relações Exteriores. A Foodex é a principal feira de alimentos e bebidas do continente asiático. O evento, realizado anualmente, tem a perspectiva de receber este ano 2,1 mil exibidores de 60 países diferentes. Espera-se, também, que mais de 80 mil visitantes circulem pela feira durante os quatro dias. O pavilhão brasileiro, com cerca de 270m², conta com a participação de empresas representantes dos setores de carnes, grãos, café, frutas, mel, vinho, achocolatados, biscoitos, lácteos e bebidas gasosas. O diretor de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, ressalta que o Japão é grande importador mundial de carne de frango, café, sucos e alimentos industrializados. “Pela importância desses setores naquele mercado, é de extrema relevância a nossa participação na feira, que certamente irá render bons negócios”, destaca. Junqueira informa, ainda, que o objetivo da missão comercial, além de promover a imagem do agronegócio brasileiro, é estimular as exportações de produtos para aquela região. Exportações Em 2010, o Japão ocupou a 5ª posição no ranking dos principais mercados importadores do agronegócio brasileiro. As vendas para aquele país somaram US$2,4 bilhões, apresentando um crescimento de 32,6% em relação ao ano anterior. Os principais produtos exportados foram carne de frango (US$908,4 milhões) e café (US$436,9 milhões), os quais obtiveram crescimento de 46,8% e 27,4% quando comparados a 2010. Fonte: MAPA. Por Sophia Gebrim. 2 de março.
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