• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sistemas agrícolas mais sustentáveis


Segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 14h00

Foto: Shutterstock


Com a busca por maiores produtividades, a fim de atender uma demanda crescente e a segurança alimentar, crescem investimentos em projetos que adotam sistemas agrícolas sustentáveis.


Estes sistemas carregam a ideia de sustentabilidade econômica, promovida pela variação de produções na fazenda ou pela maximização do uso de insumos, o ambientalmente correto, com o mínimo impacto aos recursos naturais.


O Brasil já conta com uma grande adesão aos sistemas sustentáveis, dentre eles o Plantio Direto na Palha (PDP), a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a Produção Integrada de Frutas (PIF), o Manejo Sustentável de Florestas, a Agricultura Orgânica, Sistemas Agroflorestais, Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID), entre outros.


Dentre eles, os de grande impacto na agricultura nacional e que já são utilizados há, pelo menos, 30 anos são o PDP, ILPF e FBN.


O PDP conta com grande adesão. Segundo dados da Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (Febrapdp), em 2020 foram 36 milhões de hectares de produção de grãos utilizando plantio direto.


A técnica promove acúmulo de carbono no solo, além de manter a umidade e temperatura do solo, melhorando o desenvolvimento da microbiota, além de proteger contra os processos de erosão e assoreamento.


Os sistemas de integração podem ser configurados em quatro modalidades: Integração Lavoura-Pecuária – ILP; Integração Lavoura-Floresta – ILF; Integração Pecuária-Floresta – IPF; e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF.


A técnica é caracterizada por integrar diversas fontes de produção, de diferentes ramos produtivos, dentro de uma mesma área. Promovendo um ciclo econômico de produção, aproveitando boas épocas produtivas de cada um dos elementos produzidos.


Sua utilização como sistema de produção atinge 17,4 milhões de hectares, sendo os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso os maiores utilizadores do sistema.


O sistema de produção de FBN, bastante utilizado em áreas com cana-de-açúcar e popularmente conhecido como “MEIOSI” (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), é utilizado em reformas do canavial, sendo cultivadas leguminosas, como amendoim ou soja.


Duas linhas da cultura da cana são mantidas, em um espaçamento mais largo, chamadas linha-mãe. Esse espaçamento é montado com proporção 2:8, onde o espaçamento interno deve ser correspondente a quatro vezes o tamanho do espaçamento das linhas mães, correspondendo a oito linhas de cultivo.


Seu cultivo desenvolve, por meio de populações de bactérias fixadoras de nitrogênio, uma melhoria do fornecimento do nutriente para a cultura primariamente explorada, que representa um aumento de produção, além de garantir uma melhoria na microbiota do solo, aumento de estoques de carbono e diminuição do uso de fertilizantes nitrogenados.


Estes sistemas sustentáveis são utilizados no Brasil há mais de 30 anos e garantem a boa qualidade e o desenvolvimento do agronegócio nacional. Grande parte das vezes são integradas e utilizadas mais de uma técnica nas propriedades, como por exemplo, o Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que tem crescido nos ambientes produtivos brasileiros.


O cultivo de múltiplas safras é comum no país, que muitas vezes são garantidas por sistemas sustentáveis de produção, promovendo longevidade e produtividade da área em que estão instalados.


Outros sistemas, como PIF e Agricultura Orgânica são regionalizados e atendem capacidades menores de produção, ganhando o espaço em um mercado crescente e ramificado.


Porém, ainda são necessários investimentos e ampliação da informação de como implementar os sistemas de cultivo, otimizando essas técnicas de manejo para garantir o incremento de produtividade esperado para os próximos anos, com a expectativa de crescimento populacional.


Referências Bibliográficas


EMBRAPA. Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira. Brasília. 2018. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/visao/intensificacao-e-sustentabilidade-dos-sistemas-de-producao-agricolas. Acesso em: 15 jul. 2022.


FAOSTAT. Land use indicators. Disponível em: https://www.fao.org/faostat/en/#data/EL/visualize.  Acesso em: 15 jul. 2022.


HENRIQUE, Nicolas. Sistema MEIOSI e vantagens do sistema no cultivo de cana-de-açúcar. Disponível em: https://blog.sensix.ag/sistema-meiosi-e-vantagens-do-sistema-no-cultivo-de-cana-de-acucar/. Acesso em: 15 jul. 2022.


NOVA CANA. Meiosi ganha força como alternativa para aumentar produtividade dos canaviais. 2019. Disponível em: https://www.novacana.com/n/cana/plantio/meiosi-forca-alternativa-aumentar-produtividade-canaviais-300419. Acesso em: 15 jul. 2022.


REDE ILPF. ILPF em números. Disponível em: https://redeilpf.org.br/ilpf-em-numeros/. Acesso em: 15 jul. 2022.


TRECENTI, Ronaldo. Sistemas sustentáveis de produção agrícola. 2009. Dia de Campo. Disponível em: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=20606&secao=Colunas%20Assinadas. Acesso em: 15 jul. 2022.


WWF BRASIL. Plantio direto. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agricultura/agr_acoes_resultados/agr_solucoes_cases_plantio2/
#:~:text=Hoje%2C%20a%20%C3%A1rea%20agr%C3%ADcola%20sob,est%C3%A3o%20adotando%20o%20Plantio%20Direto
. Acesso em: 15 jul. 2022.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja