• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Webinar “Amazônia: agricultura sustentável e a reconstrução da imagem do Brasil”


Terça-feira, 29 de dezembro de 2020 - 10h30


A equipe da Scot Consultoria participou de um encontro online em 17 de dezembro, cujo tema foi “Amazônia: Agricultura sustentável e a reconstrução da imagem do Brasil”, realizado pelo Insper Agro Global em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). O webinar integra o ciclo de debates Insper Agro Global 2020 patrocinado pelo Itaú-BBA e envolveu assuntos impactantes para o setor agro brasileiro. 


O evento contou com a participação de João Francisco Adrien Fernandes (assessor especial de assuntos socioambientais da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA), Izabella Mônica Teixeira (co-presidente do Painel Internacional de Recursos da ONU), Paulo Souza (presidente da Cargill no Brasil e líder na América do Sul), Arnaldo J. J. Eijsink (diretor executivo da Agrojacarezinho) e conduzida por Júlia Dias Leite (diretora presidente do CEBRI) e Marcos Jank (professor sênior do agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Global).


Enfoque

Dados apontam que cerca de 420 milhões de hectares do bioma Amazônico foram destruídos nas últimas três décadas, o que corresponde a 48% de sua área original. Os desmatamentos têm aumentado novamente em 2020. 


Parte desse problema está relacionado às falhas na fiscalização, uma vez que 95% dos desmatamentos são ilegais. O Brasil tem sido alvo de críticas internacionais e apesar dos desmatamentos em questão ainda não terem afetado as exportações do Brasil, poderão ser motivo de restrições futuras se medidas não forem tomadas. 


Quanto às medidas de proteção tomadas no setor público, foram citadas as regularizações ambientais e fundiárias por meio da criação do cadastro ambiental rural (CAR). Atualmente é a maior plataforma pública de gestão ambiental e conta com mais de 6,9 milhões de cadastros voluntários, sendo um importante passo para uma rastreabilidade eficaz, mas que a qualidade das informações dos cadastros ainda precisa ser avaliada. 


Além disso, o plano ABC é um plano setorial que tem como objetivo a implementação de tecnologias de produção sustentáveis na agropecuária e conta com a união dos governos (federal, estadual e municipal), setor produtivo e da sociedade civil. O plano possui uma linha de crédito aprovada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) como forma de incentivo para sua expansão. 


Considerando a pecuária de corte, o MAPA desenvolveu o selo de carne carbono neutro (CCN) que garante que o produto segue padrões de produção sustentável. Foi ressaltado ainda que o papel da sociedade é essencial, pois esse tipo de produto deve ser incentivado pelos consumidores. 


Por outro lado, o setor privado também tem se mobilizado para a preservação do bioma. Algumas empresas de grande porte têm se posicionado a favor, se comprometendo com a produção sustentável de produtos agrícolas (como soja e carne bovina) ou mesmo comprando somente essa categoria de produtos para revenda.


Portanto, o caminho é aumentar a produtividade de maneira sustentável, ou seja, aumentar a produção utilizando uma mesma área, sem desmatamentos. Isso é possível com a intensificação da produção, implementação de sistemas de integração como lavoura-pecuária-floresta, utilização de técnicas para produção de baixo carbono e com a utilização e otimização de recursos renováveis. 


Durante o debate foi ressaltado que apesar do Brasil estar tomando providências para uma melhor postura frente a essas questões, a legislação para preservação do meio ambiente, como o código florestal brasileiro, se mostra vaga e deve ser melhorada, principalmente em sua transparência.


Considerações finais

O Brasil tem adotado medidas para proteção do bioma Amazônico, como a elaboração de programas de produção sustentável, medidas para o desenvolvimento de um sistema de rastreamento eficaz e política sólida de fomento para esses tipos de atividades, entre outras.


Apesar do potencial para o desenvolvimento de produção sustentável, o sucesso dependerá da integração e colaboração do setor público, privado e da sociedade como um todo.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja