• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Governo prorroga por um ano a inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Os produtores rurais terão mais um ano para se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR).


Os produtores rurais terão mais um ano para se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo terminaria na próxima terça-feira (5/5) mas o ministro interino do Meio AmbienteFrancisco Gaetani, disse nesta quinta-feira (30/5), em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, que o governo decidiu adiar a obrigatoriedade. Segundo ele, o decreto de adiamento será publicado na semana que vem.

Criado pelo Código Florestal e aprovado em maio de 2012, o CAR serve como um banco de informações sobre imóveis rurais. O cadastro reúne dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.

Francisco Gaetani disse que autoridades e especialistas de outros países se surpreendem com a iniciativa brasileira de fazer o levantamento. "Estamos saindo do mundo da falação para o mundo do pragmatismo e do planejamento do uso do nosso potencial", destacou. O ministro foi convidado para explicar a atual situação do CAR e discutir a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. No debate com os parlamentares ele afirmou que o governo ainda estuda um modelo de pagamento pela preservação das florestas.

"Já existem experiências exitosas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Amazonas, Acre, Paraná, Espírito Santo, mas o desafio é encontrar uma forma de desenvolver essa ferramenta para usá-la em todo o território", explicou Gaetani.

Fonte: Globo Rural. 30 de abril de 2015.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja