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Scot Consultoria

Consumidor poderá pagar mais pelo leite longa vida nos próximos meses


Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 09h13

O preço do leite longa vida (UHT), no mercado atacadista, subiu pelo segundo mês consecutivo. As altas são decorrentes de ajuste nas margens das empresas, que foram penalizadas no ano passado com a forte queda de preços. Entre junho e novembro de 2009 o preço caiu 40%. Em janeiro, em média, o leite UHT ficou cotado em R$1,48/litro, alta de 12% em dois meses. Veja a figura 1. A oferta de leite está ligeiramente mais enxuta. A produção está se estabilizando no Centro-Sul, inclusive, em algumas regiões, o volume de leite captado foi menor. No mercado varejista, a demanda ainda patina e, por isso, os aumentos são mais tímidos. A alta em janeiro foi de menos de 1% em relação ao mês anterior. O consumidor está pagando, em média, R$1,60/litro. O que pode determinar aumento de preço do leite longa vida no varejo é justamente a menor margem de comercialização em relação ao atacado. Atualmente essa margem é da ordem de 8%, bem abaixo do verificado nos últimos meses (acima de 15%). Margens mais baixas são verificadas no começo da entressafra, quando a menor oferta de leite provoca um aumento mais intenso de preço no atacado e, posteriormente, essas altas são repassadas para o varejo (figura 2). É preciso considerar ainda outros fatores altistas para o mercado do leite: O preço da matéria-prima, do leite, deve ficar mais caro nos próximos meses. De acordo com pesquisa da Scot Consultoria, a tendência é de alta para o produtor a partir do pagamento referente à produção de fevereiro. Passado o período de festas de final de ano e férias escolares é esperada uma retomada do consumo interno de lácteos. É isso.
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