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México mais dependente do mercado externo


Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 16h58

O consumo de leite e lácteos no México aumentou 21,4% nos últimos onze anos, passando de 11,5 bilhões de equivalente litros para 13,9 bilhões de equivalente litros. Do total despendido com alimentação, a população mexicana gasta cerca de 13% com a compra de lácteos e derivados, atrás apenas das carnes, que representam cerca de 24% dos gastos da população, segundo o Lactodata, do México. A maior parte do consumo é de leite fluido (64%), sendo os 36% restantes consumido principalmente como queijos frescos, iogurtes, leite condensado, leite em pó, e assim por diante. IMPORTAÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PELO MÉXICO Mas o crescimento do consumo de leite e lácteos tem sido superior ao crescimento da produção de leite no México. Enquanto o consumo de leite no país aumentou 21,4% entre 1999 e 2009, a produção cresceu 19,3% e a importação aumentou quase 29%. O México se tornou mais dependente do mercado externo. Veja na figura 1 que a participação das importações de leite e derivados no total de leite consumido no México (comparados em equivalente leite) está aumentando ano a ano. Dentre os produtos lácteos importados pelo México, o leite em pó tem a maior representação, de cerca de 63% do total. Em seguida, destaca-se as importações de queijos, representando cerca de 25% do total. O restante é de iogurte, leite fluido, soro, caseína, manteiga, entre outros. A importação de lácteos, de certa forma, contribui para o bom consumo destes produtos no país. EM 2010 Mas em 2010 as importações mexicanas estão bem abaixo das de 2009. Até julho, segundo dados do Lactodata, as importações de leite em pó caíram 30% na comparação entre 2009 e 2010. Provavelmente o preço mais alto, com incremento de quase 40% entre os primeiros sete meses de 2009 e 2010, tem interferido no menor volume importado. Os preços dos lácteos no mercado internacional estão em alta, em recuperação após os impactos causados pela crise. Atualmente estão se beneficiando da recuperação da economia e da limitação da produção nos principais mercados. “Do total despendido com alimentação, a população mexicana gasta cerca de 13% com a compra de lácteos e derivados, atrás apenas das carnes, que representam cerca de 24% dos gastos da população.” O México, dependente do mercado externo, pode sofrer com esta situação, visto que terá maiores dificuldades em importar os produtos a preços competitivos. E isso pode vir a atrapalhar seu consumo interno.
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