• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queijos especiais ganhando espaço nos Estados Unidos


Sexta-feira, 30 de julho de 2010 - 14h54

Os Estados Unidos são os maiores produtores de queijo do mundo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), em 2009, foram produzidos 4,60 milhões de toneladas métricas no país. Além de grandes produtores, os americanos são também grandes consumidores de queijo, com consumo per capita entre os mais altos do mundo, 14,7 quilos/ano. Quase toda a produção de queijo do país é absorvida pela população (das 4,60 milhões produzidas, o consumo chega a 4,58 milhões de toneladas). E existem estimativas de crescimento do consumo em 13% até 2017. COMO É O MERCADO O queijo mais produzido no mercado norte-americano é a mussarela (representando 32,6% do total), seguido pelo queijo cheddar, com 32% do total. O restante da produção é dividido em queijos processados e outros tipos de queijos americanos, italianos, cremosos e os denominados queijos especiais. Veja a figura 1. Aliás, o mercado de queijo nos Estados Unidos tem se modificado nos últimos anos. Segundo dados do Serviço de Estatísticas Agrícolas de Wisconsin (WASS, sigla em inglês), o mercado de queijos especiais tem crescido. A produção desta categoria de queijo passou de uma representatividade de 8,2% em 1998 para 17% em 2009. Este aumento da produção tem sido uma resposta às mudanças de hábitos e ao aumento da demanda por estes tipos especiais de produto. Outras razões para o crescimento do mercado de queijos especiais são: os norte-americanos estão viajando para outros países, experimentando novos sabores e variedades de queijos (especialmente na Europa); aumento da oferta deste tipo de queijo em restaurantes tradicionais; tendência dos americanos procurarem alimentos com sabor mais intenso; treinamento dos varejistas e foodservice; além do crescimento de específicas etnias na população norte-americana e da maior renda da população, que deseja experimentar novas formas e sabores de produtos. De modo geral, é um mercado que tende a crescer e possivelmente ocupará uma parcela do mercado dos queijos mais populares. AÇÕES PARA PROMOÇÃO Os produtores de Wisconsin (estado que mais produz queijo nos EUA) possuem uma forte organização de pesquisa e marketing a fim de promover o queijo no mercado norte-americano. As ações de promoção dos queijos focam no varejo e no setor de foodservice, visando fortalecer o relacionamento e incentivar o consumo nos mais variados canais de distribuição. Além disso, existem diversas ações para a melhoria da imagem do produto, garantia da origem do queijo, além de pesquisas de mercado que ajudam a direcionar as ações de promoção e venda. Partindo de uma tendência, estes produtores estão procurando ampliar seu negócio, aproveitando a oportunidade e o espaço criado no mercado.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja