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Scot Consultoria

Preços dos lácteos voltaram a subir para o consumidor final


Quinta-feira, 28 de julho de 2011 - 16h48

Alta de preços no mercado atacadista de produtos lácteos. A entressafra e as geadas no Centro-Sul do país reduziram a produção e consequentemente a captação de leite cru. A menor oferta levou os laticínios a pagarem mais pela matéria prima. O aumento no custo da indústria está sendo repassado aos preços dos produtos. Na média de todos os itens pesquisados no atacado houve alta de 1% nas cotações. Apesar do comportamento altista do mercado, o leite longa vida, que acumulou valorização de 13,7% entre janeiro e março, está praticamente estável desde maio no atacado. Já no varejo, o UHT que ficou 5% mais barato entre maio e junho, voltou a subir. Alta de 4,5% em São Paulo. O valor atual é 20% maior do que o registrado em igual período do ano passado. A margem de comercialização do longa vida no varejo em relação ao atacado está nos valores mais elevados desde janeiro de 2010, 21%. Os queijos também estão mais caros. No atacado, considerando a média de todos os itens pesquisados, a valorização foi de 3,5% em julho na comparação com junho. Já nos supermercados e padarias a muçarela ficou 2,5% mais cara e o preço do queijo prato subiu 6,9% no período. Por fim, a demanda por lácteos aquecida e a redução na captação de leite devem manter a pressão de alta sobre os preços. Quem limitará os reajustes será o consumo.
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