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Scot Consultoria

Atacado e varejo


Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 - 10h20

As vendas no atacado começaram a se recuperar. O escoamento de produtos lácteos melhorou em fevereiro em relação a janeiro. Fevereiro é mês típico de retomada de consumo. É o fim das férias escolares e as contas a pagar de início de ano geralmente já foram quitadas. As empresas aproveitam essa época do ano para escoarem o excedente da captação obtida em função da safra, já que em janeiro o consumo é pequeno. As cotações dos lácteos no mercado atacadista subiram, em média, 1,71%. O preço do leite em pó integral, embalagem de 25kg, no atacado, que desde abril de 2008 vinha caindo, subiu 4,01%. O preço médio vigente é de R$226,75/25kg. Sinal de recuperação do consumo no mercado interno, uma vez que o mercado externo mostrou-se enfraquecido nesse início de ano. O preço médio do leite longa vida integral subiu pelo segundo mês consecutivo e, em fevereiro, fechou cotado nas indústrias em R$1,46/litro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a atual cotação está 7,68% mais alta. No mercado varejista o comportamento também foi de alta. Os preços subiram em média 2,19%, considerando todos os lácteos pesquisados. O preço do leite longa vida integral foi o que mais reagiu. Subiu 6,20% e está cotado, em média, em R$1,77/l. Com isso, a margem de comercialização do leite UHT entre os supermercados e as indústrias está em 21% (a maior variação dos últimos 26 meses), ou seja, a reação nas cotações para o consumidor está maior do que a que vem acontecendo no atacado e para o produtor. A expectativa para o curto prazo é que os preços no atacado se recuperem. O que já começou a acontecer.
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