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Scot Consultoria

Pós-venda no mercado de reprodução


Sexta-feira, 2 de março de 2007 - 11h17

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental. É através da manutenção de uma carteira de clientes que se pode minimizar o trabalho de ficar continuamente conquistando novos clientes, lutando com uma quantidade cada vez maior de concorrentes. A todo o momento, é preciso se preocupar não só com o produto, mas com o comprador do produto. A satisfação do comprador deve ser uma missão. E uma forma de garantir isso é o monitoramento. PÓS-VENDA Para estabelecer um processo de pós-venda é necessário considerar o negócio e o perfil de seus clientes que trabalham com reprodução. Uma das ferramentas mais comuns de pós-venda é o telemarketing. Uma amostra dos clientes é selecionada e por telefone se verifica se os animais adquiridos atenderam a necessidade da propriedade. É fundamental a construção de um roteiro de perguntas, curto e abrangente. Veja o exemplo de informações que essas perguntas devem extrair dos entrevistados: Venda de embriões, prenhezes ou matrizes: índices de parição, peso dos bezerros no nascimento e se possível na desmama. Venda de novilhas, tourinhos ou sêmen: idade das novilhas nos cios, temperamento e capacidade de monta dos tourinhos, índices de prenhez. Venda de animais em geral para engorda: ganho de peso. Para embriões ou prenhezes, deve-se dar atenção especial, pois pode ocorrer reabsorção ou aborto. Para fugir de problemas, o ideal é garantir exemplares em casa, para repor em caso de perda. Em qualquer situação, deve-se perguntar qual o manejo nutricional adotado na propriedade, para verificar se estão utilizando ferramentas adequadas para a obtenção de bons resultados. BONS EXEMPLOS Segundo Roberta Kardec, criadora de Brahman, um pecuarista comprou a prenhez de uma de suas principais doadoras, porém, a receptora abortou. Assim que ela foi avisada do fato, levou pessoalmente o comprador na fazenda, apartou bezerras irmãs do mesmo acasalamento, e deixou o comprador à vontade para escolher. “Ele teve a chance de escolher um animal já pronto, e ficou tão satisfeito com isso que no leilão do ano seguinte comprou a doadora”. Outro exemplo é a forma de negociação. Em leilões, costuma-se parcelar o lote em quatorze vezes, ou um dar desconto à vista. A mesma criadora exemplificou que em uma venda, quando faltava metade das prestações, o comprador resolveu quitar a dívida, e mesmo após sete meses de prazo foi dado um desconto. CONSIDERAÇÕES FINAIS Antes de pegar o telefone e começar a ligar, algumas dicas são fundamentais para encantar e fidelizar os clientes: Sua equipe tem de estar preparada. Não adianta apenas uma pessoa prestar atendimento. Use a criatividade. Lembre-se de que para encantar basta ter atitude. Supere-se e surpreenda seu cliente. Faça por ele o que ninguém fez. Desenvolva ações que façam com que seu cliente lembre sempre da sua fazenda, dos seus animais e de você. Ao receber uma ligação ou mesmo uma visita, o comprador sentirá mais segurança, e poderá discutir pontos fortes e fracos dos produtos. E é com o resultado dessa pesquisa que se mantém os pontos fortes de seu trabalho e se elimina os pontos fracos identificados. Essas estratégias são fundamentais para transformar clientes eventuais em clientes perenes.
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