• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rastreador de tendência de preços: média móvel exponencial


Segunda-feira, 1 de abril de 2024 - 17h00


Que o produtor olha os preços da commodity que produz todos os dias (muitas vezes várias vezes ao dia) é um fato inegável! Não é por menos, o preço vai balizar sua margem e também o seu planejamento.


Com certeza saber qual o melhor preço, o momento exato para vender/fixar sua comercialização passa pela cabeça de todos os participantes do mercado, mas, infelizmente, é uma arte indirigível.


O que podemos fazer então, como reles mortais, é utilizar dados, informações e estatística a nosso favor para nos "aproximar da região" do melhor momento e/ou "errar menos".


Como mencionado, é dificílimo acertar o exato momento de executar uma compra ou uma venda. Sabendo disso, e que os preços de commodities se comportam em tendência, utilizamos da premissa de que estar dentro e a favor da tendência vai te trazer bons resultados.


Um bom indicador para ajudar nesta tomada de decisão é a média móvel de preços. Já ouviu falar?

A média móvel de preços é um indicador estatístico que “rastreia” a tendência de preços através da sua formação. A informação fica mais “suave” e visivelmente mais simples para tomar uma rápida decisão.


Os dois tipos mais conhecidos são a média móvel aritmética e a exponencial.


A aritmética é simples e objetiva. É a soma dos valores dividido pela quantidade de elementos. Veja no exemplo na tabela 1.


Tabela 1.
Exemplo de indicador de média móvel aritmética.

Elaborado: Raphael Galo - Fonte: CEPEA


Na exponencial, que é o tema de hoje, ela tem o mesmo intuito da aritmética, porém, tem como característica dar um peso maior para os preços mais recentes. Desta forma, ela acompanha com mais rapidez as oscilações dos preços e possíveis mudanças de tendência.


Veja (figura 1) o movimento de preços do contrato futuro de boi gordo (vencimento março/24), a diferença entre elas.


Figura 1.
Evolução de preços do contrato futuro de boi gordo (vencimento março/24).

Elaborado: Raphael Galo - Fonte: Broadcast


Fica visualmente mais fácil identificar que ambas andam no mesmo sentido, mas que a exponencial (em amarelo) acaba “antecipando” os movimentos primeiro. Logicamente a exponencial é mais volátil do que a aritmética. 


Como usar e média móvel exponencial para tomar decisão?


Elaborado: Raphael Galo - Fonte: Broadcast


Com a média móvel exponencial trazendo de forma mais limpa a tendência dos preços (ajuda também a ser mais racional do que emocional) podemos utilizar a informação para tomar decisões:


•  Média móvel virada para cima (tendência de alta dos preços) – estratégias: comprar mercado físico, comprar contratos futuros, comprar opções de compra (CALL) e montar operações estruturadas com opções que se beneficiem da alta dos preços


•  Média móvel lateral (sem tendência de preços) – estratégias: operações estruturadas com opções que se beneficiem com o mercado lateral; se tendência de longo prazo for de alta ou baixa, fica um cenário convidativo para comprar opções para se proteger da alta (CALL) ou proteger da baixa (PUT) pois estas ficam mais “baratas” com o mercado lateral.


•  Média móvel virada para baixo (tendência de queda dos preços) – estratégias: vender mercado físico, vender contratos futuros, comprar opções de venda (PUT) e montar operações estruturadas com opções que se beneficiem da queda dos preços


Como estão os contratos futuros?


Elaborado: Raphael Galo - Fonte: Broadcast


É como um velho jargão do mercado financeiro diz: The trend is your friend (A tendência é sua amiga)



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja