• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boi gordo: boas notícias


Sexta-feira, 30 de junho de 2023 - 11h00


A primeira boa notícia para o pecuarista vem do mercado futuro nos últimos dias.
 


Isto porque as variações de preço na B3 são basicamente a expectativa dos participantes (fundos, bancos, gringos, pecuaristas, frigoríficos e outros) e a média dos últimos cinco dias úteis do Indicador Esalq do boi gordo à vista, em São Paulo. Ou seja, o sentimento dos agentes do mercado está mais positivo para o segundo semestre de 2023. 


Com o mercado mais construtivo, aquele pecuarista que viu os preços pressionados durante todo o primeiro semestre deste ano, teve uma primeira “bandeira de alerta”. Mais produtores vieram em busca de proteções com os “seguros de preços mínimos”, também chamado de “put”, no jargão do mercado para os meses de julho, agosto, setembro e outubro. 


A outra boa notícia vem do lado do custo com a dieta para os próximos meses do confinamento. Em 2021 e 2022, o pecuarista amargou com a relação de troca de sacas de milho por arrobas de boi gordo, com as mínimas em 2,91, em 21 de outubro e 3,28, em 15 de março, respectivamente. 


No entanto, com a pressão de colheita da enorme safrinha brasileira e a sustentação recente do boi gordo, com a transição da safra para entressafra, essa relação de troca está mais favorável ao produtor (figura 1).


Figura 1.
Relação de troca entre o boi gordo e o milho físico em São Paulo (quantas sacas são compradas com a venda da arroba).

Fonte: Broadcast / Elaborado por Radar Investimentos


Atualmente, no mercado físico, é possível comprar cerca de 4,5 sacas de milho por arroba de boi. Note, no gráfico acima, que essa relação favorável não costuma permanecer “de janela aberta” por muito tempo. Situações parecidas com este patamar ocorreram, de maneira breve, em agosto de 2020, outubro de 2019, março de 2019 e janeiro de 2018. 


O passado, no mercado financeiro, nos ajuda a dar uma sensibilidade, mas isso não impede que essa relação melhore ainda mais, principalmente quando olhamos para o tamanho da safra nacional adiante e a volatilidade atual do câmbio. 


Talvez, olhando o gráfico acima mais uma vez, mas de uma maneira mais lógica e menos matemática, a dinâmica dessa relação é parecida com a do mercado do boi gordo como um todo. 


As janelas são rápidas, as certezas são poucas e cada vez mais há um concorrente se especializando, seja outro pecuarista em tecnologia, seja a indústria com mais ferramentas ou a agricultura em constante evolução ano-a-ano.


Cabe ao pecuarista também ficar atento às oscilações de mercado e ficar mais protegido do que menos protegido para garantir estar na atividade no próximo ciclo.


Tabela 1.
Mercado futuro do boi gordo na B3 - R$/@, à vista.

Fonte: Cepea/Esalq - B3



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja