• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boi para baixo e milho para cima


Terça-feira, 17 de maio de 2022 - 11h00

O fim da safra vai desenrolando e com ele a maior pressão de venda no mercado físico vem pressionando as cotações do boi gordo.


O acúmulo de ofertas de bois de pasto e de cocho tem suprido a necessidade das indústrias que, com o alongamento das escalas, testam recuos nos preços de balcão. Nem mesmo a forte alta do dólar, que é cotado atualmente ao redor de R$5,20, foi suficiente para segurar os preços nos patamares anteriores.


Além da queda dos preços no mercado físico, o pecuarista tem que enfrentar uma outra dura realidade que é a alta nos custos da alimentação e o mercado futuro sem nenhum ágio relevante de preços em toda sua curva.


O único alento que existe para a entressafra é que os preços do boi magro acompanharam a queda do mercado físico e estão praticamente sem ágio, uma situação bastante incomum de acontecer. O tamanho do desafio do pecuarista nessa entressafra é bem representado pelo gráfico abaixo, que mostra a relação de troca de sacas de milho por arroba de boi gordo no mercado futuro, de boi outubro pelo milho setembro. Acompanhe na figura 1.


A pressão atual, sobretudo no boi China, decorre muito mais do “excesso” de oferta do que da diminuição do apetite das indústrias. Com a alta do dólar e a manutenção do preço da tonelada vendida à China, é de se imaginar que a margem tenha melhorado na mesma proporção, o que em tese abre espaço para mais agressividade na compra do boi China.


Porém, a pressão vendedora tem sido grande o suficiente para permitir que, mesmo com melhores margens, a indústria compre mais barato. Enquanto essa situação perdurar, o mercado seguirá pressionado.


A boa notícia para o pecuarista é que a pressão de fim de safra sempre tem data para acabar e, quando começar a faltar oferta, a margem da indústria permitirá melhoria nos preços. É uma pena o mercado futuro não estar refletindo essa expectativa.


Figura 1. Relação de troca boi outubro/milho setembro.



Fonte: B3


Tabela 1. Mercado futuro do boi gordo na B3 - R$/@, à vista.



Fonte: Cepea/Esalq - B3



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja