• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Análise da posição dos participantes


Quinta-feira, 28 de abril de 2016 - 14h40

O mercado físico continua pressionado, com as escalas se mantendo em níveis relativamente confortáveis e o fluxo de oferta sendo suficiente para manutenção da pressão baixista. É óbvio que, à medida que os preços cedem a relutância de venda por parte dos pecuaristas aumenta, porém, a necessidade de aliviar a carga das pastagens diante da seca tem sido o fiel da balança, que no momento, pende para o lado da indústria. Quem tem reagido mais a essa realidade tem sido os preços do mercado futuro, já que o Indicador Esalq à vista apresentou quedas modestas até agora.  O contrato de maio renovou sua mínima recente chegando a ser cotado a R$151,10/@.


O que tem chamado a atenção atualmente é a baixa posição vendida do participante Pessoa Jurídica Não Financeira, que é onde se enquadram as indústrias frigoríficas. Para quem ainda não acompanha, a BVM&F divulga todas as sextas feiras a posição dos participantes em seus mercados. Todos que operam na BVM&F são classificados em uma das cinco categorias a saber:


Pessoa Jurídica Financeira: onde se enquadram bancos comerciais e de investimento;


Pessoa Jurídica Não Financeira: qualquer empresa não financeira, sendo nessa categoria que estão enquadrados os frigoríficos;


Investidor Institucional: fundos de investimento;


Investidor Não Residente: estrangeiros;


Pessoa Física: nessa categoria se enquadram os pecuaristas e especuladores do mercado.


A análise da posição comprada e vendida e das variações dessas posições ao longo do tempo nos dão algumas informações que merecem ser mais bem analisadas de tempos em tempos. Por exemplo: normalmente o participante Pessoa Jurídica Não Financeira possui posição líquida vendida (ou seja, posição vendida maior do que a posição comprada), isso porque o hedge das compras de boi a termo é feito através da venda de posições no mercado futuro. Atualmente, chama muito a atenção o tamanho pequeno da posição vendida desse participante. Acompanhe na tabela 1.


Repare como desde o ano de 2010 a posição vendida líquida atual é de longe a menor para a data e, com certeza, uma das menores da história. Essa pequena posição vendida pode representar duas coisas: ou o pouco volume de animais comprados a termo, ou que a indústria tem comprado animais a termo, porém, sem fazer o hedge de venda no mercado futuro, apostando assim na alta do mercado à frente. De um jeito ou de outro esse é um sinal interpretado como altista pelo mercado.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja