• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Volatilidade


Sexta-feira, 17 de outubro de 2014 - 15h58

Qualquer pessoa que tenha um pouco de experiência com operações nos mercados financeiros sabe que um dos pré-requisitos básicos para atuar nesses mercados é muita calma e sangue frio, para evitar que as turbulências e oscilações de preço interfiram negativamente no raciocínio lógico e no processo de tomada de decisão. Na teoria esse é o caminho a ser seguido, porém, na prática é quase impossível não ser afetado pelas emoções, especialmente quando o mercado apresenta a volatilidade que vem apresentando ultimamente.


A volatilidade explodiu em todos os ativos mundiais nas últimas semanas, com literalmente todos os mercados, de moedas, ações, commodities, juros, títulos públicos apresentando enormes oscilações em um sobe e desce que com certeza faz até o mais experiente dos operadores se sentir incomodado. Como uma imagem fala mais do que mil palavras, essa explosão é bem exemplificada pela evolução do chamado VIX, que é um índice de volatilidade negociado na Bolsa de Chicago. Esse índice é conhecido também como "indicador do medo", acompanhe sua evolução na figura 1.


O mercado futuro de boi gordo, não tem correlação direta com nenhuma commodity negociada nas bolsas internacionais e por isso geralmente ele tende a ser um pouco menos volátil e com oscilações mais comedidas, sem necessariamente acompanhar as oscilações de outros mercados. Dessa vez, porém, o mercado de boi também resolveu "entrar na dança" e vem apresentando enormes oscilações nos últimos dias. É óbvio que a volatilidade do boi tem a ver quase que exclusivamente com os fundamentos do seu mercado, mais notadamente a dificuldade de compras no mercado físico, mas independente da causa, a consequência é uma perda momentânea de referências e com isso as oscilações no mercado futuro têm estado entre os níveis mais altos de toda a história. O agravante dessa situação no mercado de boi gordo é que tamanha volatilidade tem deixado os participantes apreensivos e quem permanece no mercado tende a operar com volumes menores, o que faz com que movimentos de alta ou de baixa sejam ainda mais exacerbados. Em mercados como esses o ideal é tentar montar posição apenas em momentos de grande exagero, o difícil atualmente é saber o que é exagero e o que é realidade de mercado... 




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja