• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Opções de venda para a entressafra


Sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 16h11

A semana não teve muitas alterações de preço no mercado físico em São Paulo e a impressão que fica é que o mercado alcançou um preço de equilíbrio no curto prazo. A melhora das vendas da carne no início do mês com a abertura da Copa do Mundo já vai ficando para trás, e mesmo com a oferta restrita novos aumentos nos preços do boi gordo vão ficando menos prováveis.


Caso esse cenário de estabilidade atual perdure por mais tempo, o ágio embutido nas cotações do mercado futuro pode representar uma boa oportunidade para os hedgers comprarem opções de venda garantindo assim preços mínimos para a entressafra. Os preços mínimos líquidos obtidos com a compra dessas opções de venda (já descontada aí o custo para se adquiri-la) permitem ao produtor garantir rentabilidade minimamente satisfatória frente aos custos atuais com compra de boi magro e insumos. Até mesmo quem terceiriza a engorda pagando diária em boitéis está conseguindo garantir rentabilidades muito atraentes na conjuntura atual de preços.


Como os custos de produção geralmente tendem a variar muito de uma operação para outra, o mais correto é cada um fazer o exercício com a sua realidade e para isso, temos na tabela 1 com os custos aproximados para a compra de seguro de preços mínimos de acordo com o vencimento. 


É importante lembrar ainda, que esses preços mínimos têm como base as cotações do mercado futuro e irão variar de acordo com a oscilação dos preços futuros. Além disso, esses valores se referem aos preços na praça de São Paulo e para operações fora de São Paulo é necessário sempre considerar o diferencial de base. 


De toda forma comprando-se uma opção de venda de nível R$125,00, por exemplo, é possível garantir preços mínimos líquidos acima dos preços atuais do mercado físico, o que representa ótima oportunidade para quem está atualmente comprando bois para engordar nessa entressafra.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja