• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Os estoques de recursos


Terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 16h41

Quando analisamos os sistemas econômicos, um dos fatores que podemos chamar de limitantes para que um país cresça de forma sustentada são os denominados estoques de recursos.


Entre estes "estoques" de recursos produtivos ou fatores de produção estão os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia. Também faz parte dos sistemas econômicos o complexo de unidades de produção, que são constituídas pelas empresas e ainda o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que constituem a base de organização da sociedade.


Observem que estes "estoques" darão o tom no crescimento e desenvolvimento de um país.


No contexto brasileiro, fica evidente que há gargalos importantes. Se retomarmos o crescimento em níveis que efetivamente nos remeta a ser uma das mais importantes nações do mundo, conviveremos com apagões de recursos, em todos os quesitos levantados.


Mesmo com modesto crescimento vivenciado, atualmente já há limitantes. Peguemos somente o item recursos humanos para uma análise crítica.


Qual o perfil do profissional que atua no mercado de trabalho? Se analisarmos sem paixões, já vivenciamos um apagão de mão de obra.


Se há um contingente disponível, este volume não possui a qualificação necessária para fazer a diferença nas organizações.


Observo no dia a dia profissionais apáticos, com pouca disposição em se aperfeiçoar. Mesmo no banco das universidades, principalmente os cursos voltados para a área de negócios, sinto um total desinteresse. Falta foco.


Outro dia participei de um recrutamento em uma empresa e analisei o currículo do candidato: último curso de aperfeiçoamento realizado: há dois anos e ainda promovido pela empresa em que prestava serviços. É muito pouco. Não é assim que o profissional demonstrará seu diferencial competitivo.


Há um enorme desafio pela frente: ampliar os estoques produtivos e garantir que os mesmos estejam prontos para atuar.


Sem investimentos em ciência e tecnologia, sem investimentos em infraestrutura e sem investimentos na qualificação da mão de obra é muito difícil afirmar que o Brasil será uma das cinco maiores potências do mundo.


Enquanto isso importamos médicos, engenheiros, profissionais de tecnologia da informação entre outros.


Se tiver uma verdade nisso tudo é que a revolução neste país se dará pela educação e eu acrescento: educação voltada para resultados.


Nossos estoques de recursos nos limitam, em muito. Temos um longo caminho pela frente.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja