• Sexta-feira, 26 de junho de 2026
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Procura pelos contratos futuros do boi gordo sobem no final de junho

O mercado futuro do boi gordo voltou a ficar procurado no final de junho, com as posições em aberto na B3 em recuperação.


O aumento das posições em aberto na B3 não foi expressivo, mas foi suficiente para compensar a redução observada no contrato com vencimento em junho, que caminha para o encerramento.

O total de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo, em junho (25), foi de 52.266, ficando apenas 724 contratos acima do registrado no mesmo período da semana anterior (figura 1).

Essa alta sugere que o investidor permanece cauteloso em se posicionar na B3 e isso merece atenção, especialmente diante das incertezas de curto prazo no mercado do boi gordo.

Vale lembrar que o preço futuro do boi gordo caiu menos que o físico na parcial da segunda metade de junho, apesar da volatilidade e, isso reforça a atenção à gestão de risco.

O preço futuro do boi gordo para julho, embora sinalize para a continuidade da queda no curto prazo, já precificou perda no valor da arroba muito maior ao longo de junho. Mas isso não é garantia que o pior já passou. O mercado futuro deve seguir volátil.

Figura 1.
Número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo na B3 entre outubro de 2025 e a parcial de junho de 2026 (25).
Fonte: B3 | Elaboração: Farmnews

O investidor, apesar da procura ainda tímida no final de junho, voltou a apresentar uma maior preferência pelo contrato com vencimento em outubro.

Isso porque o contrato para outubro de 2026 foi o que apresentou o maior aumento de posições em aberto na semana, entre os dias 18 e 25 de junho, seguido pelo vencimento de dezembro (figura 2).

O mercado futuro do boi gordo, embora mais procurado no final de junho, segue com números de posições em aberto na B3 abaixo do que já foi observado ao longo de 2026.

Figura 2.
Número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3), por mês de vencimento, em junho (18) e junho (25).
Fonte: B3 | Elaboração: Farmnews

A demanda dos investidores para o vencimento de outubro (figura 3) e dezembro é importante, pois pode indicar uma busca por proteção em um momento de maior incerteza, diante de um mercado futuro que precifica patamares de preço mais alto para o período do ano.

Por outro lado, o aumento discreto do número de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo é um sinal preocupante e ainda sugere que muitos produtores ficam mais expostos ao risco.

Figura 3.
Número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento de junho e outubro de 2026, entre o novembro de 2025 e a parcial de junho de 2026 (25).

Fonte: B3 | Elaboração: Farmnews

A pressão negativa no preço do boi gordo, ao longo de junho, e um preço do bezerro mais estável no período voltou a aumentar o ágio da categoria de reposição e os receios relacionados ao poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.

Apesar da recuperação das posições em aberto no mercado futuro do boi gordo no fim de junho, o movimento ainda foi modesto e insuficiente para indicar uma retomada mais consistente da confiança dos investidores.

Em um ambiente de elevada volatilidade, pressão sobre o mercado físico e aumento das preocupações com o poder de compra do pecuarista, a gestão de risco segue sendo um fator estratégico. A evolução da demanda pelos contratos dos próximos vencimentos, especialmente outubro e dezembro, será importante para avaliar as expectativas do mercado para o segundo semestre.

<< Notícia Anterior
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos

Assine nossa newsletter

Loja