• Segunda-feira, 15 de agosto de 2022
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agricultura na américa do sul - Parte IV - Uruguai


Sexta-feira, 17 de março de 2006 - 18h39

  • A agricultura do Uruguai atravessa, desde o final da década de 90, um período de evolução por qualidade. Essas transformações vieram a reboque da maior utilização do plantio direto e do advento de outras inovações, além do crescimento das exportações de oleaginosas e do crescimento do uso de ferramentas de mercado futuro.
  • As fronteiras agrícolas se expandiram muito velozmente e os cultivos de verão passaram a predominar sobre os cultivos de inverno. Essa alteração ocorre principalmente pelos bons preços que alguns cultivares de verão apresentam em relação aos de inverno. O motor principal dessa alternação do quadro de cultivo é o trio plantio direto-soja-glifosato, que permitiu que a soja passasse de cultura irrelevante para a maior ocupação em termos de área plantada no Uruguai.
  • As maiores áreas no Uruguai são ocupadas com a produção de soja, seguidas do trigo, arroz, cevada e girassol. Atualmente, cerca de 26% da área total destinada aos principais cultivares é dedicada à soja. A expansão desse grão ocorreu, principalmente, a partir de 1999 e, em menos de 5 anos, passou de 8,0 mil para 300,0 mil hectares.
  • A safra 2004/05 marca um recorde de produção e transforma a cultura na principal da agricultura uruguaia. A área plantada deve parar de expandir nos próximos anos. Isso porque os preços se estabilizaram no mercado internacional e amenizaram a ocupação de novas áreas. Observe na figura acima as áreas de maior ocupação da soja em território uruguaio.
  • O trigo ocupa a segunda maior área cultivada no Uruguai. Cerca de 21% do total é destinado ao seu cultivo. Depois do trigo, o arroz merece destaque. Foram quase 187 mil hectares destinados ao plantio do grão em 2005, de acordo com dados da FAO (Órgão das Nações Unidas para questões relacionadas à agricultura e alimentação). Com esse montante, o cultivo de arroz ocupa a terceira posição, com 19% da área cultivada no País.
  • Depois do arroz, a produção de cevada merece destaque, com 14% da área cultivada total. O Uruguai é um grande produtor de cevada, sendo o Brasil um de seus grandes compradores. Cerca de 147 mil hectares de cevada foram plantados em 2005.
  • Seguido ao arroz, vem o cultivo do girassol, com 11% de ocupação. Depois, culturas como milho, sorgo e aveia.
    << Notícia Anterior Próxima Notícia >>
  • Buscar

    Newsletter diária

    Receba nossos relatórios diários e gratuitos


    Loja

    Facebook