• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rússia deve alavancar exportações de café brasileiro


Quinta-feira, 27 de novembro de 2014 - 09h01

Segundo dados do Conselho dos Exportadores do Café do Brasil (CECAFÉ), os negócios com o país russo registraram, entre janeiro e outubro, aumento de 10,0% em comparação com mesmo período de 2013.


- Nos primeiros dez meses do ano, a nossa exportação pra Rússia de café atingiu 780,0 mil sacas, crescimento em torno de 105,0 mil sacas, em relação ao ano anterior. Até o fechamento do ano, deve ficar próximo a um milhão de sacas - diz o diretor geral da CECAFÉ, Guilherme Braga.


O crescimento se deve muito às restrições que a União Europeia e os Estados Unidos impuseram para as exportações à Rússia, o que tem alavancado principalmente o comércio nos países da América Latina.


- As vendas brasileiras representam 20,0% do café importado pela Rússia e a tendência é que haja um crescimento maior. O país é um comprador tradicional de café solúvel do Brasil, e nos últimos anos começou a importar café verde - afirma Braga.


A diretora comercial da Baggio Café, localizada em Araras, interior de São Paulo, Liana Baggio, diz que o consumo de café na Rússia tem aumentado muito. Em 2014, 10,0% das vendas de café gourmet da empresa foram para o país. 


- Nós comercializamos para a Rússia, em 2014, 4.500 quilos de café. Praticamente um container de 20 pés de café torrado em grãos e torrado e moído em pacotes de 1 quilo e 1/2 quilo - conta.


Liana conta que esteve na Rússia para participar de uma feira, e agora, a expectativa da empresa é aumentar as exportações de café moído e também em cápsulas.


- A Rússia já sinalizou um novo pedido de mais um container. Então, nós temos uma expectativa muito positiva para o próximo ano. A gente pretende embarcar um container a cada dois meses no futuro próximo. Daria mais ou menos 10 mil quilos a cada dois meses de café gourmet, que anualmente daria 30 mil quilos - disse.


Fonte:   Canal Rural. 26 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja