• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Reflexos causados pelo tempo seco preocupam produtores de soja


Segunda-feira, 27 de outubro de 2014 - 09h21

Em Mato Grosso, o maior produtor nacional de soja, o plantio também enfrenta problemas por causa da seca e os agricultores já projetam que o atraso deve comprometer o início da safra do milho, no início do ano que vem.


O retorno da chuva foi sucificiente para que, pelo menos, 80,0% das plantas se recuperassem, mas isso não eliminou outra preocupação de Moacir Zocoloto: o cronograma da fazenda. O atraso no plantio da soja, já prejudicou o cultivo da safrinha de milho.


Elso Pozzobom também é agricultor na mesma região e vai plantar nesta safra 2,50 mil hectares de soja. Ele ainda não iniciou o cultivo do grão e também está com a safrinha de milho comprometida. "Vou começar a fazer o plantio do milho, possivelmente, no final de fevereiro, início de março e não vai dar tempo para fazer a cultura do milho, que demanda 70 a 60 dias de chuva", diz.


Além dos prejuízos com o replantio e do atraso no calendário do cultivo de muitas fazendas, o tempo seco também trouxe outro problema para alguns agricultores: o ataque de pragas.


É o caso de Adelmo Zuanazzi, de Sinop. Ele já semeou metade dos 2,20 mil hectares de soja, mas ainda não sabe se terá que replantar algum talhão por causa da estiagem. Além disso, Adelmo conta que está gastando mais para controlar as pragas que apareceram com a seca. "Preocupa porque a gente tinha um planejamento, que acabou não se concretizando, mas contra o clima não temos o que fazer, temos que aceitar e administrar".


Em todo o estado, nesta época do ano, o plantio já deveria ter avançado em 30,0% das áreas, mas os índices não passam de 10,0%.


Fonte: Globo Rural. Por Alessandro Gomes. 24 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja