• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mais de um milhão de bezerras devem ser vacinadas contra brucelose em Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de abril de 2014 - 09h22

Este ano, estima-se que cerca de 1,3 milhão de bezerras sejam vacinadas em todo o estado de Mato Grosso. A primeira etapa termina em junho e além de ser obrigatória para todas as fêmeas de três a 8 meses de idade, a vacinação é a única forma de evitar a doença.


A vacinação contra a brucelose é dividida em duas etapas, sendo uma em cada semestre do ano. O produtor não pode deixar para imunizar esses animais na segunda etapa. Somente podem ser vacinados na segunda etapa os animais que estão fora da faixa etária de vacinação até 30 de junho. Por exemplo, se a bezerra estiver com quatro meses de idade deverá ser obrigatoriamente vacinada na primeira etapa. Neste caso o produtor não pode deixar a vacinação para o segundo semestre e, caso faça isso, terá que pagar multa.


O produtor também precisa comunicar a imunização ao Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA). A comunicação da primeira etapa pode ser feita até o dia 30 de junho e a da segunda até 31 de dezembro. Quem não realizar a vacinação pode ser multado em 2,25 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal), sendo que cada UPF equivale a R$106,73. As propriedades irregulares com a vacinação ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos, machos e fêmeas, de qualquer idade, categoria ou finalidade.


A brucelose pode ser causar perdas econômicas para o pecuarista, a doença causa aborto e morte de bezerros recém-nascidos. Humanos também podem contrair a brucelose se consumirem carne ou leite cru de animais contaminados, ou por meio do manuseio de animais contaminados através do sangue, fetos e secreções.


Fonte: Canal Rural. 22 de abril de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja