• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Balanço do mercado de suíno e expectativas


Quarta-feira, 8 de janeiro de 2020 - 05h50

Foto: pixabay.com


Após um 2018 de muitos desafios, o mercado de suínos teve um cenário mais positivo em 2019.


Tanto a demanda interna, que a passos lentos mostrou recuperação, como a externa colaboraram para o cenário.


A peste suína africana (PSA), acontecimento que impactou diversos mercados, alavancou os embarques brasileiros de carne suína.


Outro ponto que colaborou para o mercado foi a número de de plantas habilitadas a exportar. Ao todo em 2019 foram 18 novos frigoríficos autorizados a realizar embarques.


Estes fatores refletiram na precificação do produto. Nas granjas de São Paulo, em média, os preços recebidos pelos suinocultores ficaram 34,8% maiores em 2019 frente ao ano anterior. No atacado, em igual comparação, a alta foi de 35,2%. Em 2019, os preços chegaram a atingir valores recordes.


Para este ano que se inicia, os custos de produção deverão pesar mais para o suinocultor. A oferta de milho deverá ser menor nesta temporada, junto a isso, a exportação do grão deve continuar em bom ritmo.


Do lado da demanda, o cenário econômico se mostra mais positivo para o consumidor brasileiro, o que poderá gerar aumento nas vendas internas.


No mercado internacional a PSA deverá continuar se espalhando por ainda não possuir nenhum tipo de vacina que possa frear a disseminação da doença. Com isso, as vendas brasileiras devem continuar em bom ritmo.


Segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a exportação de carne suína deve crescer 20,0% em 2020 frente a 2019.


Um fato que demanda atenção é o desenrolar do acordo comercial entre Estados Unidos e China. Caso os países encerrem a guerra comercial e as taxações, a exportação de produtos norte-americanos para a China poderá voltar a crescer e ocupar a posição brasileira.


Com relação a oferta, esta deverá seguir em movimento ascendente. A melhora no setor em 2019 deve estimular a produção com o intuito de aproveitar o bom momento.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja