• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Semeadura do milho de segunda safra avança no país


Sexta-feira, 8 de março de 2019 - 05h55

Foto: pixabay.com


Até o dia 1 de março, a semeadura do milho de segunda safra (2018/19) atingira 95,8% da área prevista em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Os trabalhos estão adiantados frente ao mesmo período da safra passada, quando 84,5% da área havia sido semeada até então. 


Com a safra de verão ou primeira safra semeada mais dentro da janela de plantio neste ciclo, a segunda safra ou safra de inverno também está sendo plantada mais dentro do período (janela) ideal.


A expectativa é de crescimento de 1,6% na área com cultura no estado este ano, frente ao ciclo passado. A produtividade deverá ser 2,7% maior.


Com isso, a produção mato-grossense está estimada em 28,78 milhões de toneladas do cereal, um aumento de 4,3% em relação à temporada passada.


No Paraná, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), 73,0% da área esperada com milho na segunda safra foi semeada até o dia 25/2.


O ritmo dos trabalhos também está à frente do verificado na safra passada, quando 16,0% da área fora semeada até o final de fevereiro/18.


Com relação à situação das lavouras no estado, 93,0% estão em boas condições e 7,0% em condições medianas.


A expectativa é de que a área de milho cresça 4,5% na segunda safra no Paraná. Com um clima mais favorável este ano, a produtividade média deverá ser 33,0% maior que a média da segunda safra passada (2017/18).


Dessa forma, a produção paranaense está estimada em 12,77 milhões de toneladas na segunda safra, 39,4% mais frente as 9,16 milhões de toneladas colhidas anteriormente.


A expectativa de aumento da produção no país na segunda safra 2018/19 é um fator de baixa para as cotações no mercado interno em médio e longo prazos.


Entretanto, é importante seguirmos monitorando o clima, câmbio e demanda interna.


A expectativa de aumento da produção no país na segunda safra 2018/19 é um fator de baixa para as cotações no mercado interno em médio e longo prazos.





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja