• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Maior concorrência no mercado do leite deu sustentação aos preços pagos aos produtores


Quarta-feira, 8 de janeiro de 2020 - 07h00

Foto: pixabay.com


Com a produção de leite crescendo em um ritmo mais lento, a concorrência foi maior entre os laticínios nesse final de ano, o que deu sustentação aos preços pagos aos produtores. 


Do lado da demanda, o consumo de lácteos, especialmente, queijos, manteiga, creme de leite e leite condensado, melhorou em dezembro, em função das festas de final de ano. 


Dessa forma, considerando a média nacional dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta para o produtor de leite foi de 1,2% no pagamento realizado em dezembro, que remunera a produção entregue em novembro de 2019. 


O produtor recebeu, em média, R$1,205 por litro, sem o frete, considerando o leite padrão. Já o preço médio com bonificações por qualidade ficou em R$1,573 por litro. 


Para o pagamento a ser realizado em janeiro/20, referente a produção entregue em dezembro/19, o viés é de manutenção no preço do leite ao produtor, sendo que 70% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em estabilidade das cotações, 20% falam em queda e os 10% restantes estimam alta. 


É importante destacar, no entanto, que esse comportamento varia conforme a região. 


Por exemplo, a tendência é de alta nos preços aos produtores no Sul do país; manutenção a ligeira alta no Centro-Oeste e Sudeste e manutenção no Nordeste.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja