× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! Entenda mais sobre o caso
Scot Consultoria

Desova de entressafra?

Desova de entressafra?


Já tratamos neste espaço da tradicional desova de final de safra. Normalmente ela ocorre entre abril e junho, sendo maio o mês campeão. Olha ela aí esse ano, com a ajuda da seca que castiga o Mato Grosso do Sul. Agora o assunto é a desova de entressafra (?!!). Resultado do aumento do volume de cabeças confinadas e da concentração de venda desses animais em um espaço de tempo relativamente curto. Este ano, no “4º Encontro Confinamento: Gestão Técnica e Econômica” (evento organizado pelas consultorias Scot e Coan), perguntamos aos confinadores presentes para quais meses estavam previstas as vendas de animais terminados no cocho. Veja o resultado na figura 1.
A pesquisa indica que existe uma concentração de venda entre agosto e novembro, mais especificamente entre setembro e outubro. Mas será que o mercado confirma esse resultado? Veja a figura 2.
Analisando o comportamento dos preços do boi gordo em 2007 e 2008, já é possível observar um característico movimento de baixa entre agosto e outubro. Efeito da saída dos animais confinados. Em 2007, considerando os preços médios mensais, a queda foi de R$2,84/@, ou 4%. Em 2008 chegou a R$2,10/@, ou 2%. Essas retrações têm se aproximado daquelas tradicionalmente observadas em final de safra. Realmente incomodam o confinador. No longo prazo, conforme o confinamento cresce, a tendência é que a magnitude desse ajuste aumente. A não ser que passe a ocorrer uma melhor distribuição das vendas de boi cocho. << Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja