• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tecnologia reduz preço do frete para caminhões que descarregam no Porto de Paranaguá


Terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 16h37

O fluxo de caminhões que entram e saem do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá foi 8% maior em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Passaram pelo pátio 36,7 mil caminhões no mês passado, contra 33,9 mil em julho de 2012. Mesmo com o movimento intenso, não houve registro de filas ou qualquer outro transtorno envolvendo os caminhões graneleiros nas rodovias de acesso ao porto.


As adequações logísticas feitas com o sistema Carga Online, que acabou com as filas no acesso ao Porto, foram possíveis também baixar o tempo de espera dos caminhões para a descarga nos terminais. Nos anos anteriores, a espera passava de 12 horas. Este ano, mais de 50% dos veículos esperam menos de oito horas para descarregar.


Frete


De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), Sergio Malucelli, a implantação do Carga Online baixou o custo do frete no estado. "Os caminhões, ao chegarem cadastrados ao pátio, esperam menos tempo e isso oportuniza que eles retornem à origem para novo carregamento. E aqueles custos que as transportadoras tinham, com as horas paradas, sumiram. Isso fez com que o custo operacional do frete baixasse consideravelmente", afirma.


O superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, explicou que o trabalho da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) é para reduzir ainda mais o tempo de espera. "Temos agregado funcionalidades ao sistema Carga Online como o aviso, através de mensagens, para que o caminhoneiro se dirija ao terminal de descarga. Também estamos trabalhando com melhorias estruturais para aperfeiçoar ainda mais o atendimento no pátio para as próximas safras", explica.


Obras


Duas grandes obras estão previstas para melhorar a condição do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Uma delas, já licitada no valor de R$2,4 milhões, prevê a melhoria das condições de tráfego no acesso, buscando reduzir o entrelaçamento de fluxos e interferências com a construção de uma via marginal de acesso ao Pátio de Triagem. O processo aguarda autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para ser iniciado.


A segunda obra é referente à ampliação do Pátio de Triagem. Uma área lateral foi desapropriada e, com isso, será possível duplicar a capacidade de recebimento de caminhões. O Pátio conta com mil vagas estáticas. Com a ampliação, a área poderá receber até dois mil caminhões. "Considerando que se trata de um pátio de fluxo, conseguimos ter giro diário de 2.500 caminhões no pátio. Com a ampliação, será possível duplicar esta capacidade", explica o superintendente.


Origem


De janeiro até julho, 226,4 mil caminhões graneleiros passaram pelo Pátio de Triagem. O volume é 4,5% superior ao registrado em 2012. Dos veículos liberados este ano, 68% vêm do Paraná, 17% do Mato Grosso (MT) e o restante de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.


Fonte: Agência Estadual de Notícias. 6 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja