• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embrapa apresenta estudo sobre produção de grãos no cerrado do Amapá


Segunda-feira, 4 de março de 2013 - 08h55

A Embrapa está investindo em transferência de tecnologias visando ampliar e melhorar a produção de grãos no estado do Amapá, que é a última fronteira agrícola do Brasil junto com o estado de Roraima e algumas áreas da região Nordeste. O foco são as culturas de soja, milho, feijão-caupi e arroz. Um levantamento sobre os sistemas de produção mais utilizados pelos produtores, tipos de solos, regiões de procedência dos produtores, estimativa da safra para 2013, tamanho da área plantada, condições do maquinário, estão entre os dados apresentados pelo engenheiro agrônomo Gustavo Spadotti Amaral Castro, em reunião com os produtores da Cooperativa de Produtores Agrícolas do Cerrado Amapaense. Para elaborar o levantamento, o analista da Embrapa entrevistou 15 produtores vinculados à Cooperativa e visitou as propriedades agrícolas, a maioria concentrada nos municípios de Macapá eTartarugalzinho.


De acordo com o levantamento preliminar, a área da BR-156, que liga Macapá ao município de Oiapoque, é toda "abraçada" pelo bioma Cerrado, estando esta área totalmente fora dos 72,0% da área protegida (Unidades de Conservação ou Área indígena) do estado do Amapá, que garantem o título de estado mais protegido do Brasil, com mais de 95,0% da vegetação intacta. "Com relação aos produtores de grãos do cerrado do Amapá, 60,0% são nascidos na região Sul, porém 53,0% tiveram como última procedência o Centro-Oeste. Quase metade dos 15 produtores entrevistados tem mais de 30 anos de experiência no ramo agropecuário, o que garante agilidade na transferência de tecnologia de ponta para o campo", disse Gustavo Castro.


Na última safra, cultivou-se o total de 2,5 mil hectares destes grãos e a estimativa é que na safra 2013 esta área atinja entre 8,4 e 10,3 mil hectares, podendo totalizar 18.000t de soja, 8.000t de milho, 2.200t de arroz e 700t de feijão-caupi, reduzindo a dependência do estado na importação desses grãos.


O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Pará), Luís Wagner Rodrigues, também apresentou aos produtores suas contribuições de pesquisa sobre o potencial da produção de grãos no estado do Amapá, baseado em um estudo de áreas cultivadas nos últimos três anos, e as perspectivas para os próximos 5, 10 e 20 anos. A pesquisa expõe as divisas que esta atividade poderá gerar, culminando ainda na geração de milhares de empregos diretos e indiretos, além do fortalecimento da indústria local, praticamente insipiente até o momento.


Foi apresentado também uma proposta para um projeto de transferência de tecnologia da Embrapa, voltado para produção de grãos no cerrado amapaense. A proposta foi debatida entre os técnicos da Embrapa, produtores e o deputado Luiz Carlos (PSDB/AP), que irá alocar emenda parlamentar de R$200,00 mil ao Orçamento Geral da União, beneficiando a Embrapa Amapá na execução das ações para o setor produtivo de grãos. Também participaram da reunião o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Antonio Claudio Carvalho, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap), do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IEPA), do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil.


O chefe-geral da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti, enfatizou o investimento que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza regularmente em pesquisas e transferência de tecnologias voltadas à inovação técnica da produção de grãos no País. "Partimos agora para uma ação mais forte e planejada no estado do Amapá, dialogando e buscando soluções junto com o setor produtivo e técnicos das instituições parceiras. Esta decisão está baseada na própria expansão da produção de grãos em nosso estado, que vem ocorrendo nos últimos anos", afirmou Mochiutti. Já o deputado Luiz Carlos, que desde o início do seu mandato colocou-se à disposição para contribuir com recursos de emenda parlamentar beneficiando a Embrapa, reforçou a importância da parceria efetiva entre a empresa de pesquisa e os produtores diretamente envolvidos nas ações das instituições. "Reconheço a Embrapa como uma instituição que dá resposta às necessidades do segmento produtivo agrícola do Amapá e participo desta atividade com uma proposta clara de aportar emenda para fomentar tecnologias nessa área", anunciou o deputado.


De acordo com o presidente da Cooperativa de Produtores Agrícolas do Cerrado Amapaense, Tobias Laurindo, a entidade foi criada há cerca de sete anos, em função da necessidade de se organizar este segmento produtivo. "Percebemos de imediato a necessidade de utilizarmos tecnologias que melhorem nossa produção. Temos a expectativa de que a Embrapa realize testes de adaptação de cultivares de milho, soja, arroz e feijão para nossa região de cerrado, e encontramos nesta parceria a oportunidade de juntos desenvolvermos a produção de grãos no Amapá", disse Tobias Laurindo.


Entre as ações da Embrapa que poderão ser viabilizadas com recursos da emenda parlamentar do deputado Luiz Carlos estão a difusão de boas práticas agrícolas no bioma Cerrado, de acordo com o Sistema Plantio Direto (SPD), difusão da prática da rotação de culturas de grãos, do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) com ênfase no Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e consolidação junto aos produtores dos conceitos e práticas relacionadas a calagem e adubação, cobertura vegetal do solo, processos de cultivo, preparo do solo, época e densidade de semeadura, cultivares adaptadas, qualidade e tratamento de sementes, população de plantas, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, semeadura direta e integração agropecuária e silvicultura. Além disso serão realizados treinamentos técnicos para os extensionistas técnicos do Rurap.


Fonte: DRT/PB. Por Dulcivânia Freitas. 4 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja