• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtor deve bancar até 40% da safra 2013 de soja


Sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 08h32

Quarenta por cento dos recursos para a safra 2012/2013 da soja podem ter saído do bolso dos próprios produtores. Para esta safra, no qual 7,890 milhões de hectares serão plantados, o gasto total pode chegar a R$17,7 bilhões. Segundo o setor, o percentual ainda é uma estimativa visto os dados ainda serem computados. Na safra 2011/2012, 35% dos R$11,6 milhões gastos eram de recursos próprios. A utilização de recursos próprios, conforme a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (APROSOJA-MT), tem crescido nas últimas safras em decorrências aos bons preços pagos à oleaginosa e pelo risco de endividamento ser menor.


De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 18% da safra 2011/2012 foi financiada pelas tradings (multinacionais) e 25% através de revenda (troca de soja por insumos).


Já os recursos provenientes de financiamento bancário, 12% de banco privado e 10% de instituições públicas. "Ainda estamos averiguando como foi o comportamento para a safra atual. Mas, os recursos de bancos privados e públicos seguem os mesmos percentuais da safra 2011/2012. A aplicação própria dos produtores deverá manter-se em 35% podendo chegar a 40%, pois os preços da saca foram bons, o que permite o produto investir", comenta o analista do Imea, Cleber Noronha. Questionado sobre as tradings e revenda, Noronha comenta que nesta safra foram disputadas as duas modalidades. "A participação ainda é averiguada, mas a tendência é que as tradings diminuam a participação devido às questões de riscos existentes em uma safra".


Segundo o presidente da APROSOJA-MT, Carlos Fávaro, o que se tem verificado é que o produtor está optando cada vez mais em ele custear a sua própria safra. "O resultado das últimas safras, por conta dos preços pagos pela saca, tem proporcionado ao produtor se autofinanciar, o que por sinal ajuda a reduzir os riscos de endividamento. As tradings ainda financiam por terem a certeza de que terão o grão depois".


Fávaro comenta ainda que o financiamento por meio das tradings é uma das mais antigas alternativas usadas pelos produtores, porque só agora os bancos oferecerem esta modalidade.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 25 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja