• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Segunda rota do Confina Brasil acompanha estados do Centro-Oeste do país e nota destaque em alta produtividade e práticas sustentáveis na pecuária


Quinta-feira, 28 de julho de 2022 - 11h30


Legenda: Fazenda Morena (MT) / Foto por Bela Magrela


Mais de 40 propriedades dedicadas à pecuária intensiva foram visitadas pela Scot Consultoria em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, dois dos estados mais importantes para o agronegócio brasileiro. 


A intensa utilização da Terminação Intensiva a Pasto (TIP), o aproveitamento de dejetos dos lotes para produção de adubo, a presença de biodigestores nas propriedades e o aproveitamento de clima característico da região a favor da produção foram os destaques da segunda semana da segunda rota do Confina Brasil. 


Escolhas estratégicas para uma melhor produtividade


Legenda: Fazenda NovaPec (MT) / Foto por 44 Meia


Em Rondonópolis (MT), a Fazenda Novapec, administrada por um zootecnista, é gerida a partir da intensificação a pasto (TIP), com produção de até 100 arrobas por hectare.


A terminação a pasto proporciona bem-estar aos animais, desde a chegada à área até a locomoção dentro do sistema. O manejo do rebanho é pensado de forma estratégica para que haja o maior conforto possível para o gado.


Alta produtividade de arrobas por hectare, assim como a opção pela TIP, são escolhas estratégicas, motivadas inclusive pelo clima quente da região. Há abundância de capim, em razão dos bons índices de chuva ao longo do ano, além de luminosidade privilegiada, o que facilita a oferta de um pasto de qualidade para o rebanho no período das águas.



Legenda: Fazenda Netolândia (MT) / Foto por Bela Magrela


A Terminação Intensiva a Pasto também é observada como a melhor estratégia de engorda dos animais na Fazenda Netolândia, localizada em Tangará da Serra (MT).


O sistema produtivo coloca os animais em piquetes de boa pastagem e instala cochos, de forma que cada pasto tenha um cocho para fornecimento de dieta concentrada.


Dessa forma, há intensa ingestão de concentrado, além de oferta de volumoso para alimentação dos bovinos.


Sustentabilidade: preocupação dos produtores e exigência do mercado

Uma das maiores preocupações da pecuária, assim como da agricultura, tem sido a produção sustentável. Atentos a isso e às exigências do mercado, os pecuaristas procuram cada vez mais soluções para produção em larga escala, ainda se preocupando com os recursos naturais das propriedades.


Nesse sentido, o aproveitamento dos dejetos provenientes dos animais confinados, sendo utilizados e enriquecidos em forma de compostagem é uma das grandes preocupações e estratégias da Fazenda Tucano, em Campo Novo do Parecis (MT).



Legenda: Fazenda Marcon (MT) / Foto por 44 Meia


A Fazenda Marcon, na cidade de Poxoréu/MT, é uma propriedade que também se destaca pelo destino que dá aos resíduos da produção em confinamento. A fazenda está finalizando a construção de um biodigestor.


O curral conta com método de limpeza extremamente eficiente, com uma pá que realiza a raspagem de forma automática dos dejetos dos animais, despejando esses em uma valeta que direciona até o biodigestor. Por meio de ação bacteriana, os dejetos acumulados no biodigestor são transformados em biogás e biofertilizante.


O biogás poderá servir de energia para a propriedade, já o biofertilizante pode ser aproveitado nas áreas de pastagens e na lavoura. Esse processo torna a propriedade mais sustentável e lucrativa, pois, além de evitar que resíduos contaminem a natureza, reduz custos com fertilizantes e energia na fazenda.


Ferramentas de compostagem que ajudam na adubação


Legenda: Fazenda Tucano (MT) / Foto por Bela Magrela


A Fazenda Tucano tem parceria com uma empresa para o manejo dos dejetos através da compostagem. O adubo tratado é usado nas lavouras, sendo a maior fonte de fósforo da adubação.


A meta de produção é de 40 mil toneladas de composto ao ano. Dessa forma, em vez dos resíduos serem descartados, há reutilização de um material natural, amenizando a má destinação no ambiente.


A Fazenda Tucano dedica atenção especial à compra dos animais para recria que, posteriormente, serão destinados à engorda confinada. Visando a máxima qualidade possível do gado, o confinamento possui parceria com corretores que buscam animais Nelore de melhor qualidade. Assim, o confinamento eleva seu padrão de qualidade no momento do abate dos animais, fornecendo carcaça de padrão superior ao mercado.


Confinamentos que atuam como boitel 


Legenda: Fazenda Campo Novo (MT) / Foto por Bela Magrela


O Confinamento Campo Novo, do Grupo MFG, localizado em Campo Novo do Parecis (MT), trabalha no formato de boitel e realiza a engorda dos animais de terceiros e também possui gado próprio.


O grupo possui oito propriedades em operação e se destaca pela extensa capacidade estática de animais e elevado volume de cabeças abatidas. Possui capacidade estática de 154 mil animais por ano e são abatidos 308 mil bovinos. A última operação que entrou em atividade do grupo é a unidade de Eldorado do Sul, localizada no estado de Rio grande do Sul.


Confira as empresas que nos acompanham na jornada do Confina Brasil:


Legenda: Fazenda Indaiá (MS) / Foto por Bela Magrela 


São patrocinadores "Ouro":


Casale,


Coimma,


Elanco,


FS Bioenergia,


iRancho,


Nutron,


UPL.


No patrocínio "Prata", estão:


Associação Brasileira de Angus,


Reenergisa,


Zinpro.


Na categoria de montadora, a expedição tem parceria com a Mitsubishi e a Embrapa.


São parceiros institucionais o Hospital de Amor e a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON).


Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja