• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta de 1,0% no preço do leite pago ao produtor em março


Quarta-feira, 6 de abril de 2022 - 06h00

Foto: Scot Consultoria


No pagamento realizado em março, que remunera a produção entregue em fevereiro, o preço do leite pago ao produtor subiu no comparativo mensal. As altas nos estados do Brasil Central foram o principal fator de alta, já que nos demais estados monitorados, o cenário foi de estabilidade à queda.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,0% na comparação mensal.


Na comparação anual a referência está 12,7% maior este ano.


O cenário foi de queda na captação de leite em fevereiro, na comparação mensal. As chuvas escassas no Sul e em Goiás, além dos altos custos de produção, impactaram a produção leiteira nessas regiões e refletiram no Indicador da média nacional.


Os dados parciais de março indicam recuo na captação nacional, dessa vez puxado pelo cenário de queda geral nas captações nas bacias brasileiras.


Para o pagamento a ser realizado em abril/22, referente à produção entregue em março/22, a tendência é de estabilidade à alta nos preços do leite pago ao produtor, com 58% dos laticínios pesquisados apontando para a estabilidade, 29% estimando alta e 13% falando em queda.


A tendência de alta se dá em grande parte pela concorrência entre os laticínios pela matéria-prima, observada com a alta dos preços do leite no mercado spot, além dos altos custos de produção das indústrias.


O período final da safra de capim, com algumas regiões já sofrendo com a estiagem de forma antecipada, colabora com o cenário de firmeza nos preços.


Para o pagamento a ser realizado em maio/22 (produção entregue em abril/22), a tendência é que os preços fiquem mais firmes.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja